TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição dos escassos recursos da economia capitalista

Projeto de pesquisa: Distribuição dos escassos recursos da economia capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

1- Alocação recursos escassos economia capitalista :

Os Neoclassicos se preocupavam com a alocação dos recursos escassos entre fins alternativos, com o objetivo de maximizar a utilidade ou a satisfação dos consumidores, o que significou ampliar o campo de estudos economicos. Conforme a teoria NeoClassica, o homem saberia racionalizar e, portante, equilibrar seus ganhos e gastos.

2- Contribuições de S. Jevons, K. Menger e L. Walras :

S. Jevons: William Stanley Jevons (1835 - 1882) foi um economista britanico. Foi um dos fundadores da Economia NeoClassica e formulador da teoria da utilidade marginal que imprimiu novo rumo ao pensamento economico mundial, especialmente no que se refere a questão da determinação do valor, solucionando o paradoxo utilidade na determinação dos valores das coisas (por que o pão, é barato, e o diamante, quase inutil, é caro?.

Sua principal obra foi Theory of Political Economy (1871), livro de importancia relevante na historia do pensamento economico, em que expos, de forma definitiva a teoria da utilidade marginal, desenvolvida paralelamente por Karl Menger em Viena e Léon Walras na França.

Teve outros livros importantes em que examina o problema das flutuações economicas. Defendia o uso da economia matemática, pois a economia lidava com quantidades e fermulou a esquação das trocas, que estabelecia a igualdade entre a utilidade marginal do item consumido e seu preço.

Jevons utilizou a matematica para alcançar seu objetivo de igualar a Economia às Ciencias Naturais. No começo da decada de 1870, simultaneamente aos trabalhos de Walrar e Menger, publicou uma sintese elaborada das teorias do consumo, da troca e da distribuilçao, assentando assim as bases para a "revolução marginalista" que lhe seguiu.

Considerava que a utilidade só pode ser medida em termos ordinais e que a utilidade proporcionada por um bem é inverasamente proporcional à quantiadade desse bem previamente possuída. Também estabeleceu claramente a diferença entre utilidade total e o que chamou de "grau final de utilidade", que depois recebeu o nome de utilidade marginal.

Jevons afirmou que "o valor do trabalho deve ser determinado a partir do valor do produto e não o valor do produto a partir do valor do trabalhlo", contratidezendo assim a teoria classica da tradição ricardiana e marxista.

K. Menger: Karl Menger (1902-1985) foi uma matemático austriaco. É conhecido pelo Teorema de Menger. Trabalhou em algebra matemática, teoria da curva e dimensão, entre outras areas. Contribuiu com a teoria dos jogos e ciências sociais.

Teorema de Menger:

L. Walras: L.Walras (1834-1910) foi um economista e matematico frances, ficou conhecido pela Teoria do Equilibrio Geral. Walras também ficou conhecido pela criação do processo "tâtonnement" (tatear, em portugues), que descreve como determinado mercado pode atinger o equilibrio, tendo em conta que o equilibrio geral, conforme delimitado pela matematica, pode não ser possivel. É considerado um dos fundadores da chamada Escola de Lausanne de Economia, ou Escola Matematica. Walras defendia a livre iniciativa como instrumento para alcançar a justiça social e a justificativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com