TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SER UMA EMPRESA SUSTENTAVEL EM UMA ECONOMIA CAPITALISTA

Por:   •  29/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

Como ser uma empresa sustentável em uma economia capitalista

Para ser tornar uma empresa sustentável é necessário mais do que ações ou apenas estratégias de marketing, é atuar de forma correta para que suas atividades e projetos ‘’verdes’’ reflitam de forma efetiva na sociedade. Através de recentes reportagens e pesquisas foi constatado que muitas empresas não seguem à risca o que se diz sobre a sustentabilidade, ou seja suas propagandas enganosas são somente um atrativo para conquistar clientes. No decorrer do projeto de pesquisa o objetivo e evidenciar como a Faber Castell consegue se manter sustentável, em paralelo com a atuação no mercado de luxo com a venda de canetas que utilizam peles e pelos de animais sendo que deixa explicito em meios informativos que atua de forma sustentável para com a sociedade em projetos sociais, reciclagem de lápis, entre outras ações.

O mercado de luxo

Segundo Gilles Lipovetsky “ Antigamente, os ricos tinham obrigação de usar joias e viver em mansões para se diferenciar das outras classes sociais. Essa obrigação acabou – ou está em vias de. Os ricos dispõem do luxo num caráter mais privado. Nos Estados Unidos um milionário mostra que tem dinheiro sendo filantropo, tendo seu nome ligado a fundações, como Bill Gates. O luxo contemporâneo não e alimentado pela vontade de despertar inveja, de ser reconhecido pelo outro, mas pelo desejo de admirar a si próprio, de deleitar-se consigo mesmo. É essa dimensão narcísica que se tornou dominante e está mudando o conceito do luxo’’

Luxo pode ser conceituado de dois modos: tradicional e contemporâneo, o tradicional remete a tudo que for exclusivo seja produto ou serviço e está relacionado ao materialismo ou seja tudo aquilo que o dinheiro possa comprar, já o luxo contemporâneo se caracteriza pelo “ não se ter” é uma oposição do luxo tradicional.

O luxo nos seus primórdios era palpável somente aos impérios, de acordo com que as classes dominantes conquistavam territórios eles enviavam representantes para que o ciclo permanecesse onde consumiam produtos para atender necessidades básicas escolhendo tudo de primeira qualidade, dessa maneira introduzindo o luxo no local, em 1534 no Brasil quem representava o rei tinha a oportunidade de encomendar produtos sofisticados. No período colonial a matéria-prima de luxo era o pau-brasil que era comercializado principalmente pelos árabes para tingir tecidos e fabricar tintas, naquela época os brasileiros colonizados caracterizavam as pessoas ricas tendo posse de escravos os senhores de engenho se diferenciavam desde de joias condimentos de luxo. A vinda da família real portuguesa em 1808 foi o marco para o início do mercado de luxo.

A ascensão do mercado de luxo

Em meio a desigualdade social, damos destaque para o luxo tradicional onde a ostentação e valorização por marcas é de se considerar, o mercado de luxo está em ascensão, a moderna sociedade do consumo estabelece novos padrões de compras, a busca por materiais que atendam necessidades básicas não e tão importante quanto as que dão o status e poder, para prosseguir com esse crescimento a área de marketing trabalha arduamente para bolar novas estratégias para capturar novas clientelas, visto que as expectativas são mais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com