TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz da globalização da economia capitalista

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho será abordado uma análise do texto: “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista” e algumas charges sobre o mesmo assunto. Procurando responder as questões definidas abaixo:

a). Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

b). Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

c). Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

d). De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

e). Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

A). a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

A respeito do ponto de vista sobre o artigo de de Francisco Luiz Corsi, o texto tras informações sobre como o Brasil está no mercado de trabalho externo, sobre como está a economia comparando com os anos anteriores, e sobre os meios de produção, se levando por conceitos neoliberais.

Charge 1: Fala sobre a desigualdades que a população enfrenta, de uma lado pessoas ricas que tem de tudo, e de outro uma população carente em extrema pobreza.

Charge 2: Uma sátira a respeito do plano do governo que se preocupa com a inclusão digital, como se isso fosse resolver o problema de necessidades maiores ou fazer a população deixar de ser menos marginalizada.

B). b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Com o texto ele mostra como o Brasil esta trabalhando na economia visando mais a produção de bens, tentando ser o mais competitivo possível mostrando valores do PIB, baixando juros, investindo em industrias, isso pode refletir na sociedade de várias maneiras, no caso as charges trouxeram o aumento da desigualdade que isso vem gerando, mostrando que existem outros focos que devem ter atenção.

C). Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Produtiva: Incentivos à produção industrial de bens de consumo duráveis. Quando mostra que tem pessoas fora dos direitos trabalhistas.

Econômica: Quando o mercado financeiro começa a distribuir de maneira desigual valores e a falta de investimentos em projetos sociais que vão criando gerações sem perspectiva para o futuro.

Tecnológicas: Como mostrado na segunda Charge, o garoto pede um mouse para se ter uma inclusão digital, para sair do histórico de marginalizado.

Comercial: Como mostra na charge 1 que nem todos tem poder aquisitivo, em cenário mundial os países periféricos acabam se submetendo a países centrais.

D). De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

“O bem-estar dos indivíduos não depende exclusivamente da posse de bens materiais, mas da acessibilidade aos meios que permitem o pleno desenvolvimento das potencialidades pessoais e também da coletividade. Na esfera regional as teorias de desenvolvimento econômico enfocavam os investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com