TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Casos: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

Pluralidade Cultural

As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, na construção de suas formas de subsistências, na organização da sua vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos, etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desse processo em cada grupo social.

Para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a consistem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Alem disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas, e que, a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pala discriminação.

O trabalho com pluralidade cultural se da a cada instante, exige que a escola alimente uma “cultura de paz”, baseada na tolerância e no respeito aos direito humanos. Este tema propõe ainda, uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é em si devido a todo ser humano, por sua desigualdade intrísica, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade é troca fundamental na construção de uma identidade nacional, que se põe e repõe permanentemente, tendo a ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com