TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO MEDIO

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Deleuze e a Educação

1- Leia o artigo “Deleuze e a Educação” de Sílvio Galho.  

2- Responda as seguintes perguntas:

Deslocamento 1

Nesse novo modelo, quem ocupa o lugar do filósofo na educação?

Para o autor o filosofo da educação deve ser um criador de conceitos, porém mergulhado no campo da educação, devendo unir os planos da filosofia com os da educação. Pois a tarefa do filosofo da educação é a de pensar filosoficamente questões essenciais através dos campos de saberes que contribuem a educação ciente de que são infinitos e não estão precisos, abrangendo e tornando-se assim uma verdadeira filosofia da educação.

Deslocamento 2

Discuta a figura do professor militante

Enquanto em uma educação menor Silvio aborda as ideias de Negri, que retrata dois tipos de professores o professor-profeta e o professor–militante, que enquanto o primeiro anuncia as possibilidades que mostra um mundo novo o militante é aquele que vivendo com seus alunos seus tipos de misérias poderia buscar construir coletivamente. Ou seja, o professor-profeta age individualmente para mobilizar a multidão e o professor-militar age coletivamente para tocar a cada individuo.

Deslocamento 3

Conforme Gallo, a partir da abordagem zigomática, o conhecimento é uma função. Como afeta esse princípio a formação do professor?

 Rizoma e Educação possui como metáfora a estrutura do conhecimento a arbórea, onde suas imensas raízes ficam ao solo, com troncos sólidos que ramifica vários galhos, representando desta forma uma concepção mecânica do conhecimento da realidade. Agindo como um paradigma de uma hierarquização do saber, como forma de regularizar o fluxo de informação. Onde relata a educação interdisciplinar, como uma forma de organizar os currículos escolares de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, tornando a compreensão mais abrangente.

O saber passa uma funcionalidade, assim para uma globalização da interdisciplinaridade apontando uma perspectiva arborescente das varias ciências.

Deslocamento 4

O professor hoje quer opor resistência? Sabe como opor resistência?

Deleuze sempre destaca ainda que as pessoas sempre estarão sobre alguma forma de controle social como na família, escola, hospitais, prisão, contudo as formas de dominação e controle, propondo desta forma criarmos armas alternativas de libertação.

Para podermos superar e contribuir a produção social devemos seguir o autor quando aponta que a educação deve proliferar o pensamento não paralisá-lo. Propondo desta forma que o aluno tem de despertar para aprendê-lo, deve acordar, aprendendo inicialmente a ter disciplina como aponta Foucault para desta forma desenvolvendo o senso crítico. E o professor, contudo ser um ser mais militante não somente profeta como muitos ainda são, sem nem ao menos tentar o novo já dizem que não dará certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com