TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO

Artigo: ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Sabe-se que onde houver duas pessoas, com certeza teremos um relacionamento. Diante do crescimento demográfico, mobilidade espacial de indivíduos e de grupos, número elevado de instituições e de grupos aos quais pertencemos, contatos rápidos e superficiais que necessitamos manter com diferentes pessoas de classes sociais, além de outros fatores, vieram alertar os psicólogos, administradores, educadores e demais profissionais, quanto à importância do estudo das relações humanas. Não é surpresa para ninguém que as pessoas diferem umas das outras, não havendo dois seres iguais no mundo. O homem sempre teve consciência das suas características individuais, das suas necessidades diferenciadas. Não é fácil aceitar às vezes nem mesmo as nossas próprias atitudes, então precisamos aprender que, se quisermos nos relacionar adequadamente com outro indivíduo, precisamos nos relacionar bem primeiro com nós mesmos, vencendo nossos obstáculos internos, como medo e insegurança.

O projeto de intervenção será realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, tendo como tema gerador as relações humanas para a vida. Este projeto visa uma intervenção voltada para a relação entre os alunos com a intenção de auxiliar esses relacionamentos. Com base nas dificuldades percebidas em observações, percebe-se a necessidade de levantar alguns questionamentos sobre a importância do trabalho em equipe, do respeito com o próximo, ás opiniões diversas e contribuir para que o ambiente de trabalho seja um lugar harmonioso. O objetivo deste projeto de intervenção é mostrar que os educadores podem e devem fazer a diferença, que é importante ter comprometimento pelo que se faz, que nós possuímos um papel essencial na sociedade e podemos auxiliar o educando na motivação.

REFERENCIAL TEÓRICO

A escola possui papel fundamental no desenvolvimento pleno da pessoa humana e na formação para a cidadania. Mas, mesmo cumprindo a tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber, sua função social apresenta variações em diferentes momentos da história, sociedades, países, povos e regiões. Mesmo depois da expansão e da obrigatoriedade da escolaridade para as crianças, ainda há problemas educacionais. O professor, por definição é o elemento chave no bom sucesso de uma escola, nas relações humanas dentro dela, no aproveitamento dos alunos e no rendimento escolar, pois este se encontra inserido numa prática democrática na instituição escolar que indica o desenvolvimento da comunicação e do relacionamento interpessoal, bem como a participação de todos os profissionais envolvidos no diálogo, e este é possibilitado pela ação e reflexão. A inclusão da afetividade, o diálogo, a cooperação, o saber ouvir e a própria atenção e carinho com todos são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, pois o amor é fundamental, é a base de toda a vida. Em seu livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, Paulo Freire oferece contribuições valiosas para conduzir à reflexão sobre a competência docente. Ensinar exige disponibilidade para o diálogo [...]. Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos [...]. Ensinar exige segurança, profissional e generosidade [...] (FREIRE, 1996, p. 35). “Relações Humanas”. Juntas, estas duas palavras traduzem o significado do convívio social humano. E é isso que vamos trabalhar juntos.

OBJETIVOS E METODOLOGIA

Objetivo Geral: Propor um melhor convívio com os colegas, e um lugar onde possa haver diálogos e para que assim os indivíduos envolvidos possam se tornar sujeitos reflexivos. Aprimorar as informações, conhecimentos e experiências, buscar e explorar meios a facilidade de comunicação, baseadas em experiências anteriores.

Objetivos Específicos: Fazer com que os alunos aprimorem sua formação pessoal, vislumbrando possibilidades e buscando, dentro de suas características, o desenvolvimento de novas capacidades, entre elas, a competência nas Relações Humanas: atual exigência no mundo do trabalho.

De acordo com Freire (1981 p. 52):

“O desenvolvimento de uma consciência crítica, que permite ao homem transformar a realidade, é cada vez mais urgente. Na medida em que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios do mundo, vão também fazendo história, por sua própria atividade criadora.”

Com relação à metodologia o presente Projeto tem caráter flexível, de retroalimentação e preventivo, uma vez que se almeja, mediante atividades educativas, desenvolver atividades de socialização e autoestima do educando. Minha proposta será de sempre lançar uma pulguinha de inquietação ao terminar a sala, através de debates e dinâmicas que os façam refletir. O debate está centrado no exercício da argumentação como uma “atividade social discursiva que se realiza pela justificação do ponto de vista e consideração de perspectivas, com o objetivo de promover mudanças nas representações dos participantes sobre o tema discutido.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com