TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS

TURMA 2014.1 –RUSSAS

AMANDA STEFANI FERREIRA MENESES

ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO

TUTORA: SILVANA MOREIRA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

RUSSAS-CE

MARÇO-2016

Atividade de Portfólio

Faça uma narrativa sobre os aspectos positivos e negativos dos professores que você teve em sua formação. Separe em nível fundamental, nível médio e nível superior. Cite a cidade, estado e a época dos estudos.

O Portfólio deve ter no mínimo duas páginas escritas com letra tamanho 14 e espaçamento 1,5 Margens normais padrão.

Tive a oportunidade de poder estudar em diferentes estados do Brasil, e com isso posso narrar os diferentes tipos de professores e de ensino que tive ao longo da minha jornada.

No meu ensino fundamental em foi divido em três escolas em dois estados, da primeira série até a sexta série (que hoje em dia é o sétimo ano) estudei no João Machado Colégio e Curso na cidade de João Pessoa- Paraíba, e o resto do ensino fundamental foi na escola Professora Julieta Mota dos Santos- FUNLEC na cidade de Coxim- Mato Grosso do Sul.

Sempre estudei em escola particular com exceção da minha sétima série que estudei em escola pública.  

O meu Ensino Médio também foi dividido em duas escolas e em dois estados diferentes, iniciei o meu ensino médio na escola Professora Julieta Mota dos Santos- FUNLEC na cidade de Coxim- Mato Grosso do Sul, onde fiz o primeiro e segundo ano, o terceiro ano foi no Colégio Adventista de Imperatriz- CADI, onde finalizei a primeira etapa de ensino.

O meu ensino superior está sendo cursado em duas faculdades desde do ano de 2014, nas quais são Licenciatura Letras-Português na Universidade Federal do Ceará-UFC no polo de Russas-Ce e Licenciatura em Química na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- FAFIDAM- UECE no polo de Limoeiro do Norte- Ce.

Com essa experiência de estudos, posso afirmar que em todos os lugares em que estudei tem seus pontos positivos e negativos, mesmo sendo escola particular ou pública.

Apesar de fazer algum tempo em que sai do ensino fundamental lembro principalmente de um ponto positivo da escola João Machado Colégio e Curso, estudei lá da primeira série até a sexta, e lembro que nesses seis anos, todo dia tinha como dever de casa fazer cópias de algum texto no caderno de caligrafia, pois nessa escola os professores sempre queriam letras bonitas dos alunos, na época eu achava chat, mas hoje vendo muitas pessoas elogiarem minha letra percebo que isso fez bem. Creio que se algumas escolas, públicas ou particulares, aderissem esse método muitos alunos iriam melhorar.

Durante essa fase toda de ensino fundamental, tenho apenas um ponto negativo, lembro como se fosse hoje, em uma terça-feira do ano 2007 aula de geografia do professor na qual eu não lembro o nome, eu fazia a sétima série e pela primeira vez tinha ido estudar em uma escola pública. Eu tinha mudado de cidade de João Pessoa para Coxim, ou seja, uma nordestina com sotaque em uma escola nova. Em uma dessas aulas de Geografia estávamos estudando as regiões do Brasil, e nesse dia estávamos estudando a região Nordeste, e esse meu professor fez Bullying comigo, onde o mesmo passou a aula toda falando que eu sai do nordeste para não passar fome e sede, eu acabei formando uma briga com esse professor, na qual até me reprovar ele queria, acabei odiando a escola e fiz com que o meu pai me mudasse de escola.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com