TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE CITAÇOES

Artigos Científicos: EXEMPLOS DE CITAÇOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

CITAÇÕES – FORMAS DE ELABORAÇÃO

1. CITAÇÕES INDIRETAS (PARÁFRASE): é um resumo das palavras do autor, porém sem copiar trechos. É preciso constar o sobrenome do autor e o ano do livro.

Ex. 1: De acordo com Barros (2000), os dois principais efeitos de sentido que concorrem para a construção da verdade nos discursos são os efeitos de realidade/referente e os de proximidade ou de distanciamento.

Ex. 2: Os dois principais efeitos de sentido que concorrem para a construção da verdade nos discursos são os efeitos de realidade/referente e os de proximidade ou distanciamento (BARROS, 2000).

Ex. 3: Outro exemplo é a obra O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, que vem manifesta por um livro, por um filme, por uma peça teatral e poderia ser traduzida por outros recursos de expressão. Nesse sentido, uma pintura, uma conversa, uma dança, um gesto, um filme, uma música, enfim, toda manifestação humana que se organiza de forma a construir sentidos possíveis de serem interpretados constitui um texto (CRESTANI, 2002).

2. CITAÇÕES DIRETAS – transcrição literal de trechos da obra consultada

2.1 Citação direta de até 3 linhas: trecho transcrito fica inserido no texto, mas vem entre aspas. É necessário mencionar o sobrenome do autor, o ano do livro e a página de onde o trecho foi copiado.

Ex. 1: Vale ressaltar que a semiótica “procura descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”, ou seja, “procura explicar o sentido do texto pelo exame, em primeiro lugar, de seu plano de conteúdo” (BARROS, 2000, p. 07).

Ex. 2: Segundo Barros (2000, p. 07) a semiótica “procura descrever e explicar o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz”, ou seja, “procura explicar o sentido do texto pelo exame, em primeiro lugar, de seu plano de conteúdo”.

Ex. 3: A propósito, “argumenta-se não só com aquilo que necessariamente é certo, mas também com o que é possível, provável, plausível” (PLATÃO & FIORIN, 2002, p. 284). Assim, um fato possível da experiência humana é utilizado como argumento válido.

2.2 Citações diretas longas (mais de 3 linhas): trecho transcrito deve vir com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 10 e espaçamento simples. É necessário mencionar o sobrenome do autor, o ano do livro e a página de onde o trecho foi copiado.

Ex. 1: Quando produz um texto, o emissor constrói também uma imagem virtual do receptor e das possíveis formas como este pode interpretar e reagir às palavras e ideias ali expostas. O processo de produção textual implica, desde o seu início, um “interlocutor invisível”, mas pressuposto. Orlandi (2001, p. 07) corrobora essa ideia quando diz que

Há um leitor virtual inscrito no texto. Um leitor que é constituído no próprio ato da escrita. Em termos do que denominamos “formações imaginárias” em análise do discurso, trata-se aqui do leitor imaginário, aquele que o autor imagina (destina) para seu texto e para quem ele se dirige. Tanto pode ser um seu “cúmplice” quanto um seu “adversário”.

Ex. 2: Fiorin (2002, p. 99) explica que

Objetividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com