TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.927 Visualizações

Página 1 de 2

1) Defina inflação, inflação de demanda, inflação de custos, inflação inercial e os fatores que as provocam.

Na economia, inflação é o aumento contínuo no valor de produtos e bens e, consequentemente, reduz o poder de compra. Pode ser dividida em:

INFLAÇÃO DE DEMANDA: decorrente do excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Isso ocorre quando há um aumento nos gastos do governo, excesso de moeda e/ou crédito e quando a economia está próxima do pleno-emprego de recursos.

INFLAÇÃO DE CUSTOS: ocorre quando o nível de demanda permanece estável, mas os custos de certos fatores de produção aumentam. Assim, o custo de produção é repassado ao consumidor. A inflação de custos ocorre quando há um aumento no custo da matéria prima ou aumentos salariais.

INFLAÇÃO INERCIAL: a inflação inercial é a inflação em função de uma inflação passada e se deve a resistência dos preços da economia se estabilizarem. Ocorre quando há uma indexação, ou seja, o reajuste dos preços atuais pelos valores da inflação passada.

2) Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação

Com a alta da inflação a distribuição de renda é bastante prejudicada, já que o poder de compra do consumidor diminui uma vez que se depende de rendimentos fixos. As altas taxas de inflação também afetam o mercado de investimentos e, por consequência, no crescimento econômico do país. Pode ocorrer a desvalorização da moeda e o estimulo para não comprar produtos importados.

3) Cite exemplos de medidas que o governo pode adotar para controlar a inflação de demanda e a inflação de custos.

Para o controle a inflação de demanda, o governo pode reduzir seus próprios gastos, bem como políticas que desestimulam o consumo e o investimento. Assim, se o governo restringir a moeda ou o crédito em circulação ou um aumento na carga tributária estará controlando a inflação.

Já para o controle da inflação de custos, o governo deve ter um controle direto de preços, que pode ser por meio do controle de salários, maior fiscalização dos lucros obtidos pelos grupos ou pelo controle de preços dos bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com