TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao Ludica

Trabalho Universitário: Educacao Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  325 Visualizações

Friedrich Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que só se difundiria no início do século 20. Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado.

Treino de habilidades

Para Froebel, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Para ele não é apenas diversão, mas um modo da criança criar suas representações de mundo. O uso de brinquedos na educação permite a criança o treino de habilidades que ela já possui, como pegar, correr, pular, segurar um objeto e outros, favorecendo dessa forma o surgimento de novas habilidades, que possibilite a criança a exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora.

Educação Espontânea

Para Froebel o ponto de partida do ensino são os sentidos e o contato que a criança cria com o mundo. Para ele, a educação tem como fundamento a percepção. A pedagogia de Froebel é considerada como defensora da liberdade. Ele adotava a ideia contemporânea do “aprender a aprender”. Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com