TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Artigo: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  3.872 Palavras (16 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

NOME: AMANDA MARA DOS SANTOS RA: 6580328929

NOME: ELIANE FERREIRA NEVES RA: 6788356126

NOME: GISELE SANTOS DA ROCHA RA: 8138750901

NOME: KÁTIA BERNARDO DOS SANTOS COSTA RA: 6500213644

NOME: SILVANY DE OLIVEIRA MONTEIRO RA: 6577255333

PROFESSOR TUTORA À DISTÂNCIA FABIANA KALANDJIAN

OSASCO/SP

07/10/2013

INTRODUÇÃO

Através dos artigos pesquisados podemos concluir que ha diversas contribuições de grandes filósofos na psicologia da educação, bem como entendemos individualmente a necessidade de estudar cada caso isolado e assim podemos educar de forma adequada, respeitando o limite de cada criança, para que cada uma delas possa discernir o certo e o errado. Quando falamos em Psicologia da Educação podemos dizer que ela ainda é recente no Brasil e no mundo, a falta de um distanciamento no tempo dificulta a análise histórica. Mas dentro de nossas possibilidades concluímos que: tratando-se de uma ciência aplicada à educação, tem-se de levar em conta não apenas o processo histórico da ciência, mas também o caráter da educação como fenômeno que ocorre em determinada sociedade, num momento determinado de sua história. O Brasil tem apropriado da teoria e da técnica de outros países desenvolvidos graças ao que Berger denominou dependência, estendendo este conceito à problemática da educação. A teoria da dependência permite estudar a sociedade brasileira no panorama das relações econômicas internacionais. Desde o momento em que a área da Psicologia da Educação ganhou aceitação nos currículos de cursos destinados à formação de educadores até nossos dias, ela começou a ocupar um espaço de destaque na década de 20. A partir dessa época começaram a exigir o redirecionamento do processo educativo, devido ao desenvolvimento do capitalismo, os problemas ligados a divisão social do trabalho e a mobilização de contingentes populacionais para a área urbana. A psicologia da Educação na fase de sua implantação teve um caráter essencialmente individualista e veio integrar os currículos das Escolas Normais, tornando assim um novo modelo de ensino primário, o objetivo era formar professores capazes de conhecer a personalidade da criança e orienta-la em sua aprendizagem.

FREUD

Nasceu em Freiberg, Tchecoslováquia, no ano de1856, e com seus estudos e conceito contribuiu e muito para a psicologia da educação ele foi um grande estudioso e pesquisador na área da psicanálise, responsável pela revolução no estudo da mente humana. Formado em medicina e especializando-se em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta teoria Freud estabeleceu que as pessoas que sentiam mais problemas mentais seriam aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira seus sentimentos dentro da mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.

Teoria e métodos

A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça. Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos “reprimidos", ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulavam a colocar esses sentimentos para fora. Desta forma conseguiu ajudar muitas pessoas com doenças mentais e assim obteriam a cura.

Livros

Freud escreveu um grande número de livros importantes, alguns deles foram: Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A interpretação dos sonhos, O Ego e o Id e muitos outros. Neles, o “pai da psicanálise” (assim conhecido por ter inventado o termo “psicanálise” para seu método de tratar das doenças mentais) responsabilizava a repressão da sociedade daquela época, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos, considerando-os errados do ponto de vista social e religioso.

Segundo ele, o sexo era um dos sentimentos reprimidos mais importantes. Naquela época essa afirmação gerou um grande escândalo na sociedade, entretanto, não demorou muito para que outros psicólogos aderissem à ideia de Freud. Alguns deles foram: Carl Jung, Reich, Rank e outros.

O aspecto relevante da teoria de Freud para se pensar a aplicação da psicologia na educação, baseiam-se em três pontos principais:

• ID - Principio do prazer, inconsciente;

• EGO - Ponte entre o id e o superego;

• SUPEREGO - Conceito de realidade-opinião externa, social e cultural.

Influência das teorias de Freud na psicologia da educação.

Segundo o autor, o ser humano possui duas pulsões inatas, a sexual e a agressiva. Essas duas pulsões opõem-se ao ideal da sociedade e, por isso, precisam ser controladas através da educação, de forma que a energia gerada pelas pulsões não podem ser liberadas de maneira direta. O ser humano é, assim, sexual e agressivo por natureza e a função da sociedade é amansar essas tendências naturais do homem. A situação de não poder dar vazão a essa energia gera no indivíduo um estado de tensão interna que necessita ser resolvido. “Toda ação do homem é motivada, assim, pela busca hedonista de dar vazão à energia psíquica acumulada.” No processo de desenvolvimento psicossexual, o individuo, nos primeiros tempos de vida tem a função sexual ligada á sobrevivência, e, portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo, portanto Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual: fase oral (zona de erotização é a boca), fase anal (a zona de erotização é o ânus), fase fálica (a zona de erotização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com