TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Ensaios: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

1º ETAPA

Passo 1 > (pesquisa)

Direitos Humanos

Declaração Universal dos direitos Humanos:

Artigo I

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo II

1 - Todo ser humano tem capacidade para

gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma,

religião, opinião política ou de outra natureza,

origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

2 - Não será também feita nenhuma distin-

ção fundada na condição política, jurídica ou

internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo

próprio, quer sujeito a qualquer outra limita-

ção de soberania.

Pluralidade Cultural

Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).

Dentro da Pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar sobre preconceito, racismo, Classes sociais, Sexualidade, o índio, imigração e as diversas religiões.O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir...

Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.

Pluralidade e cidadania

Ao se falar em pluralidade cultural, não se está enfatizando apenas o estudo e o respeito ao que se costuma considerar diferente ou pertencente a outras culturas, fora do território nacional, mas as diferenças étnicas e culturais, as desigualdades sócio-econômicas, as relações sociais discriminatórias e excludentes presentes no território nacional e que compõem os diversos grupos sociais.

A cidadania pressupõe respeito à diferença, à pluralidade. Ao se exercer a cidadania, acentuam-se as diferenças, não porque se é a favor da desigualdade, mas porque se respeita a diversidade entre os indivíduos.

Cada ser humano é único, já que apresenta características que lhes são particulares. A não compreensão desta diversidade provoca atitudes discriminatórias.

O Brasil é uma sociedade plural: além das diferentes etnias que formam o povo brasileiro, há ainda imigrantes de diferentes países e as migrações internas, o que coloca em contato uma variedade enorme de características culturais.

Na escola

As diferenças que caracterizam a população brasileira estão presentes também na escola. O convívio com a diferença, desde a educação infantil, auxilia as crianças a se perceberem como sujeitos que se diferenciam pelos desejos, idéias, formas de vida... Isso ajuda a perceber que cada um faz parte de um universo mais amplo e riquíssimo de expressões.

Acolher as diferentes expressões e manifestações das crianças, significa considerar o que cada um traz dentro de si e ensinar o convívio democrático, o que não significa necessariamente ter que aderir aos valores do outro. Um projeto educativo necessita preocupar-se com estas questões.

É função da escola valorizar a diversidade na composição da identidade nacional, de modo que os alunos reconheçam o direito à diferença como constitutivo do direito à igualdade.

É preciso enfatizar que o direito à diferença não pressupõe a aceitação da desigualdade. A primeira deve ser vista como instrumento de inclusão social, enquanto que a segunda nada mais é do que a impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais, ou seja, um perverso mecanismo de exclusão social.

PASSO 2 e 3 >

DISCUSSÃO / SÍNTESE

Acolher as diferenças de cada criança significa considerar o que cada um traz dentro de si e ensinar o convívio democrático, o que não significa necessariamente ter que aderir aos valores do outro. Para realizar um projeto educativo no intuito de inclusão, necessita preocupar-se com estas questões.

A escola deve valorizar a diversidade de culturas na composição da identidade nacional, de modo que os alunos conheçam o direito à diferença e o direito à igualdade.

O direito à “diferença” não pressupõe a aceitação da “desigualdade”. “Diferença” deve ser vista como instrumento de inclusão social, enquanto que a “Desigualdade” nada mais é do que a impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais, ou seja, um perverso mecanismo de exclusão social.

Acredito que o principal objetivo de trabalhar a pluralidade cultural em sala de aula é mostrar para criança o dever de respeitar a diferença de um individuo para o outro de forma que não atinja a dignidade e seus direitos, independente de raça, cor, classe social, religião, idioma, gênero... É o que nos aponta a declaração nacional dos direitos humanos, nos Artigos I e II.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com