TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Artigos Científicos: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Educação e Diversidade

Tema 3 : Prática Pedagógica

1 - Cabe ao professor ter domínio dos temas propostos para ser apresentado em sala de aula. Além disso, é importante uma avaliação ao público (alunos), para apontar os caminhos de uma absorção consciente por parte dos mesmos. Uma prática pedagógica tem como princípio o “educar”, e uma preparação do aluno para uma prática profissional e social, passa pelo ponto de conhecimento e campo de visão de cada um. Contudo, somos responsáveis pela formação de cada aluno e trabalhar com seriedade, respeito e compromisso, fazendo fiquem motivados a aprender e prosseguir com sua cultura.

.

2 -Enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, considerando as possibilidades de se trabalhar as diferenças e identidade em sala de aula.

a) Enunciados performativos.

b) Identidade.

c) Enunciados verificativos.

d) Teoria social.

(B) Processo de criação de sentido.

(C) Descrevem acontecimentos.

(A) Descrevem uma ação do emissor.

(D) Reflexão sobre quem se é e como se é formado.

3- b) “A identidade não é um processo de criação de sentido pelos grupos e pelos indivíduos”.

4 - Complete os espaços vazios no texto a seguir.

“Qualquer teoria pedagógica precisa examinar de que modo espera _alterar a identidade do/a estudante_. O fim do ensino é que o aluno/a aprenda a atribuir significados e a agir, socialmente, de modo autônomo”. E para que se consiga este objetivo não se pode ignorar a questão da _identidade_ que tem sido objeto de estudo das variadas teorias, mas neste tema, serão enfocadas apenas três: _social_, teorizações sobre _educação_ e _política.

5 - Coloque V para as afirmativas corretas e F para as falsas:

(V) Analisar a identidade do ponto de vista educacional é indispensável, pois é dentro do processo educativo que ocorre a aprendizagem de saberes e habilidades.

(V) A promoção de debates sobre temas que provocam a separação poderão promover aproximação.

(F) Na prática pedagógica o professor não pode facilitar ao estudante apelos diferentes meios de comunicação.

(V) O docente não deve levantar questionamentos sobre os conceitos formados que separam e que diferenciam as pessoas em “nós” e “eles”, o professor pode mostrar ao alunado que estas situações, foram criadas por indivíduos historicamente situados, e não podem ser transformadas.

(F) A sala de aula não pode apresentar uma multiplicidade de manifestações culturais e de identidades, ela deve ter como foco apenas os conteúdos programáticos, ela deve ser isenta de qualquer manifestação cultural.

6 –Tendo em vista o problema com discriminação, a professora sugeriu uma produção de auto-retratos para que os alunos procurassem uma reflexão sobre a condição de vida que tinham e uma busca para uma melhoria na auto-estima de cada um. Após a execução da tarefa, eles perceberam que eram vítimas de racismo próprio, e através do debate compreenderam o conhecimento como indivíduo, para uma melhoria no fator multicultural.

7 - A compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com