TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Ensaios: Educação E Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Observe que a professora da turma do infantil IV ao realizar a cultura do canto O Saci Pêrere atividade planejada onde a escola desenvolva primeira unidade, o projeto é prepara, recebe a visita da mãe de uma aluna, que pedia para que não contasse mais a história do saci-pererê, que era mentira, era fantasia, que ela não contava em casa e era evangélica. Logo que a mãe saiu a professora comunicou o fato a equipe gestora. A equipe gestora ciente da situação convidou a mãe para comparecer na escola para maiores esclarecimentos. Numa conversa informal informamos a senhora mãe que a Instituição visa: conscientizar a criança sobre a importância do respeito as diferenças objetivando seu desenvolvimento ético de sua cidadania. Fazer com que a criança tenha oportunidade de conhecer e identificar a organização, os modos de ser, viver e trabalhar do grupo familiar e de outros grupos sociais com os quais convive. Assim como saber conhecer aspecto relativos as tradições culturais de sua comunidade e dos outros grupos. É importante que a criança tenha conhecimento de sua realidade e identifique com seu grupo social, possibilitando desenvolver seus sentimentos de pertença a interação social, identidade e autonomia familiar, casa, escola, convivência, tradições culturais, valor. Os valores se constroem no convívio com outro.

Informamos ainda que a leitura do conto o SACI-PERERÊé das atividades relacionada ao projeto que está sendo desenvolvido nesta escola.

Infelizmente, alguns pais não se conscientizam da importância do apoio deles junto à instituição escolar do filho e não conseguem ver que a escola possui outros objetivos a serem desenvolvidos em seus filhos.

Isso não quer dizer que a escola não deva se preocupar com o desenvolvimento afetivo e as relações de vínculo desenvolvidas pelos alunos, mas de forma diferente da família a escola utiliza critérios e recursos específicos para ensino e aprendizagem e, para avaliar o desempenho, a naturalidade e desenvolvimento desta criança. São essas peculiaridades que os pais não conseguem internalizar. Ao deixar seus filhos na escola, os pais passam toda a responsabilidade de educação desta criança aos educadores e à instituição e caso o filho apresente um comportamento inadequado, os pais culparão a escola, os professores, os colegas, mas nunca colocarão a culpa em si mesmos ou assumirão o fato de contribuir para algumas atitudes do filho.

1. Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem.

2. Encorajar sempre que possível.

3. Olhe sempre nos olhos.

4. prepare-se para imprevistos.

5. procure a qualidade em vez de quantidade no para casa.

6. prepare-se para suporta provocações.

7. estabeleça limites e fronteiras ao iniciar o ano letivo.

8. fique atento a integração.

Portanto pode perceber a partir dessas observações que podemos ser desenvolvidos projetos com tema diversidades culturais.

Pais e filhos precisam crescer juntos: a cada etapa do desenvolvimento é preciso ajustes na maneira de lidar com as situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com