TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Trabalho Universitário: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

A experienca era realizada com crianças de 1 a 7 meses e 3 anos de idade. Ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Ana Maria Chavier Colares) municipio de Vitória. Este espaço era alternativo e provisório pois tinha animais e materiais culturais que ajudam no aprendizado dos alunos e os colocam em inclusão com a vida. Os alunos se desenvolvia com tudo que estava naquele lugar principalmente os animais. Fizeram grandes descobertas sobre o litoral, conheceram o manguezal, viram o nascimento das tartarugas, ajudaram a alertar a população do bairro Jardim Camburi sobre a poluição na praia de Camburi,experimentaram o prato mais típico da região, a moqueca capixaba, viram como é feita a panela de barro, e vivenciaram muitas aventuras.

Esta experiência abriu as portas da curiosidade e afirmaram que está trazendo muito aprendizado e felicidade. Ainda nos primeiros meses de aula. Ela, como mediadora da turma, trouxe como proposta várias histórias com o objetivo de observar qual o assunto chamaria mais atenção do grupo. Observou a manifestação de curiosidade pela vida marinha e pela culinária capixaba. Surgiu assim a possibilidade de delimitar uma temática que trouxesse experiências significativas para as crianças integrando o que elas já conhecem com aquilo que é novo para elas. Essa experiência foi o ponto de partida para que novos conhecimentos fossem sendo por elas apropriados, produzindo assim o seu próprio saber.

A professora usou desta maneira para incluir os alunos, demonstrando como tratar bem o ambiente, da escola e dos animais. E proporcionar situações em que as crianças vivenciem experiências sobre necessidades e cuidados que cada espécie precisa para o seu desenvolver e sobreviver.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016236.pdf

Desenvolvimento

A inclusão implica em celebrar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos existentes nas escolas e que devem servir ao currículo escolar para contribuir na formação da cidadania. As pessoas concordam que inclusão, necessariamente, pressupõe a formação contínua de professores para usarem estratégias de ensino mais diversificadas e mais Dinâmicas. Assim como suas necessidades e carências, não sejam ignoradas e negligenciadas pelo professor ou pela escola, mas seja parte integrante da vida escolar.

Um maior envolvimento entre a família e a escola e entre a escola e a comunidade, onde todos buscam uma educação de qualidade para todas as crianças. A educação inclusiva significa assegurar a todos os estudantes, sem, exceção, independentemente da sua origem sociocultural e da sua evolução psicobiologia, a igualdade de oportunidades educativas, para que, desse modo, possam usufruir de serviços de qualidade, conjuntamente com outros apoios complementares, e possam beneficiar-se igualmente da sua integração em classes etariamente adequadas perto da sua residência, com objetivo de serem preparados para uma vida futura, a mais independente e produtiva possível. E Com sua pratica e a realidade da sala de aula. Pois, só assim, a inclusão do aluno portador de necessidades educacionais especiais será bem sucedida e gerando bons resultados no futuro. Assim, a inclusão deste tipo de aluno requer novas posturas tanto aos professores quanto ao sistema educacional brasileiro levando em consideração que todos nós estaremos ganhando. Lembrando também, que este processo de aprendizagem requer a reciprocidade das experiências entre o aluno com necessidades educacionais especiais, o professor e os demais alunos. Um processo de aprendizagem onde todos participam, a aquisição do conhecimento ocorrerá com mais facilidade.

A inclusão é a melhor forma dos alunos ficar mais proximos dos colegas e aprender a compartilhar, pois até mesmo os que possuem necessidades especiais tem o direito esta incluido.

Conclusão

Diante destes resultados, conclui-se então, que a inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com