TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Exames: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Lúdica

.

No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934)queriam entender como as crianças se comunicava com o mundo e como produziam sua cultura.Através disso eles compreenderam que a comunicação do mundo infantil se dava através das brincadeiras.

Wallon com suas teorias foi o primeiro a mencionar que a aprendizagem não depende apenas do ensino de conteúdos: para que ela ocorra, são necessários afeto e movimento também. Ele afirmava que é preciso ficar atento as vontades das crianças e deixá-las livre para se expressarem como quiserem,desta maneira então elas chegam as suas próprias descobertas. O filosofo pontuava que a escola levava o ensino muito a sério,propôs então que a mesma introduzisse na rotina das crianças atividades diferenciadas ,como jogos.

Os estudos de Vygotsky apontava que o desenvolvimento cultural se dava pela relação dentro de um grupo.Destacou que o mediador,ou seja o professor, tem o papel fundamental por ampliar o repertório cultural da criança,sem se esquecer da escola como aliada nesse processo.

Já Piaget observava o que as crianças imaginavam sobre espaço,tempo e movimento.Diferenciou o brincar conforme as faixas etárias. Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras. ]

Portanto podemos compreender que o brincar faz parte da infância das crianças desde os tempos primórdios, exercendo não só uma função de distração mas um momento de aprendizagem.Através do brincar a criança apropria-se da sua imagem, seu espaço, seu meio sócio-cultural,ainda no processo da aprendizagem a brincadeira abrange muito mais do se possa imaginar. Com a utilização de jogos,e diferentes tipos de materiais didáticos,pode proporcionar um desenvolvimento global do ser humano.As crianças criam,imaginam,representa a realidade, experimenta novas situações, estimula novas possibilidades,aprende novas regras e limites,além de estimular as funções sociais, cognitivas e afetiva, proporciona a criança um desenvolvimento maior na sua relação com o mundo,além disso tem um importante avanço no desenvolvimento psicomotor da mesma sendo espontâneo e livre,podendo ser com o auxilio de um brinquedo no dia a dia da criança, já na escola pode acontecer o brincar com objetivos pedagógicos e de forma contextualizada.

Portanto brincar é fundamental para qualquer criança,seja essa brincadeira livre ou com alguma função,pois

através disso ela está na verdade se conectando com o mundo através do imaginár

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com