TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física

Tese: Educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de PEDAGOGIA.

Orientador: Prof. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

TEXTO

A Educação Física faz parte do núcleo comum das matérias a serem desenvolvidas na educação básica, portanto obrigatória em todos os níveis de ensino.

Ela busca integrar-se às outras áreas do saber e fazer com que os alunos não apenas se exercitem, mas adquiram consciência corporal e reflitam sobre suas práticas.

Essa integração entre as aulas de educação física e outras áreas do saber não é um fato isolado. A tendência tem tomado corpo e se mostrado eficiente.

Ocorre que as condições de saúde não são determinadas pelo nível de atividade física, mas pelo estilo de vida, pelas condições físicas e sociais do ambiente, além dos atributos pessoais e das características genéticas. Daí a dificuldade de aplicar na prática a teoria desenvolvida.

Nesse sentido, a escola, por meio da educação física, tem sido um dos caminhos para promoção da saúde. A experiência das escolas tem impacto duradouro, seja negativa ou positivamente, o que demanda muita responsabilidade na condução dos programas. "O ideal é que o indivíduo seja capaz de planejar sozinhas as atividades e torná-las parte essencial de sua vida”.

Mas como implementar um projeto pedagógico no qual as diversas áreas ou momentos educativos não sejam apenas justapostos? Como estabelecer uma intervenção pedagógica em que a especificidade de cada área seja integrada em um todo maior, considerando que as capacidades humanas constituem-se em espaços diferenciados?

O objetivo deste trabalho é:

Apresentar a elaboração de um planejamento interdisciplinar realizado através de colaboração em grupo, que possa ser desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, envolvendo as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, e Educação Física.

O ponto de partida para o desenvolvimento da proposta é o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, o qual, conta a história de uma menina negra, que era admirada por certo coelhinho, que queria de qualquer jeito ficar com a mesma cor da menina.

Pretende-se, a partir da história, contextualizar as disciplinas envolvidas através de atividades que contribuam para o alcance dos objetivos indicados pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental.

1 PLANO DE AULA

Turma: 3º ano do Ensino Fundamental.

Conteúdos: Língua Portuguesa – Oralidade e escrita.

Educação Física - Movimento; brincadeiras culturais.

Carga horária: 4 aulas de 1 hora

Objetivos gerais:

• Reconhecer a diversidade.

• Valorizar a cultura afro-brasileira

Objetivos específicos:

• Interpretar fatos da história “Menina bonita do laço de fita”.

• Desenvolver a linguagem oral.

• Fazer releitura.

• Integrar os alunos.

• Desenvolver a agilidade física e mental

• Reconhecer a brincadeira Terra-mar como de origem africana, comparando-a com a brincadeira Morto-vivo.

Cronograma de trabalho:

• 04 horas aulas.

Procedimentos metodológicos:

Aula1: Língua Portuguesa: O tema será abordado a partir de perguntas como: Somos parecidos com quem? Todas as pessoas são iguais? Em seguida a história “Menina bonita do Laço de fita” será apresentada em forma de vídeo animado. Dando sequência, os alunos responderão a um roteiro de perguntas elaborado previamente, como por exemplo: qual era a cor da pele da menina? Por que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com