TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação rodoviária

Tese: Educação rodoviária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Tese  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Educação no trânsito

Projeto Educativo Transdisciplinar: Criança no Trânsito

Publico Alvo: 1° ano do ensino Fundamental

Finalidade: A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Justificativa: Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Tema:Trânsito

O projeto visa ensinar às crianças o que é o trânsito e tudo o que o compõe. “Este projeto, é uma semente de cidadania que plantamos nas crianças. É um ensinamento essencial que elas levarão para toda a vida.O aprendizado começa em sala de aula. Os direitos e deveres de cada um em situações específicas, como pedestres e motoristas, são explicados de forma simples e descontraída. Atividades lúdicas também são oferecidas aos alunos, que recebem uma revista especialmente elaborada para o projeto. Após as aulas teóricas, as crianças são levadas para um mini-circuito, onde colocam o que aprenderam em prática. De bicicleta, percorrem um percurso em que há diversos tipos de sinalização que devem ser respeitados, além da fiscalização do guarda que acompanha a turma. O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito. Em casa, na família todos têm regras para cumprir, como por exemplo, o horário das refeições, o horário para dormir e assim por diante . Cada pessoa tem sua função. O papai e a mamãe geralmente trabalham fora, os irmãos mais velhos cuidam dos mais novos e estudam, enfim, cada um tem seu papel. Essas regras têm que ser seguidas e respeitadas para que haja um convivência tranqüila. Até mesmo na sala de aula, existem regras. Por exemplo: nenhum aluno para se locomover pulando em cima das cadeiras. Ou seja, para ir de um lugar ao outro, os alunos não podem subir nas cadeiras, nem pular em cima das mesas. No trânsito estão presentes diferentes grupos de pessoas que trafegam por todo lugar. Dentre esses grupos, merece atenção especial o das crianças. As crianças estão mais vulneráveis e propensas aos acidentes de trânsito, uma vez que elas não reagem como um adulto, são distraídas, não avaliam distância, tempo e velocidade.

O projeto ensinará as crianças que um trânsito mais seguro e humano depende da conscientização de toda a sociedade e por isso incentiva a educação no trânsito desde a infância. Desta forma, espera contribuir para que as crianças de hoje se tornem adultos conscientes da importância de um comportamento seguro no trânsito e na vida.

ETAPA 2

Matriz Curricular do 1° ano do Ensino Fundamental

Projeto:Criança no Trânsito

Área de conhecimento: Português,Matemática,História,Geografia e Ciências Naturais

O projeto Educação no Trânsito na matriz escolar com objetivos, de ensinar as crianças do 1º ano do ensino fundamental a conscientização sobre a educação no trânsito.

A matriz curricular dessa escola para essa faixa etária de (05 a 07 anos) visa buscar a criatividade,assim incentivando o aluno a desenvolver atividades de auto-conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor.

Expectativas de ensino e Aprendizagem

• Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;

• Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;

• Orientações sobre o espaço urbano;

• Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;

• Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte;

• Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas;

• Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;

• Confecções de cartazes;

• Confecções de placas de sinais de trânsito;

• Entrevista com um agente de trânsito;

• Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;

• Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;

• Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;

• Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;

• Visitação a cidade escola de trânsito – Detranzinho.

ETAPA3

Projeto Transdisciplinar

Nome do projeto: Festa Junina

Público Alvo: Ensino Fundamental

O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos. O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com