TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eevolução Dos Bichos, E Outros

Artigo: Eevolução Dos Bichos, E Outros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 5

AULAS 1 E 2 - ENVIE AS DUAS, JUNTAS, PELO PORTFÓLIO 1

ALUNO(A): Nilton Arlindo da Silva Filho

Acesse o site http://www.ateus.net/ebooks/index.php e leia a obra de Georges Orwell, A revolução dos bichos. Está, também, no arquivo.

1 - Pesquise sobre o contexto político da Rússia, na época da Revolução de 1917. Produza um texto (até uma lauda e meia) que aborde os seguintes itens: (1.25)

a) Um resumo da obra (em dois parágrafos, no máximo)

b) Relação das personagens principais com personagens da História.

c) Relação desse contexto com a obra.

d) As críticas feitas pelo autor.

A Revolução dos bichos e a Revolução de 1917.

A obra intitulada de “A revolução dos bichos” é um produto criado pelo autor George Orwell, que narra à história dos animais da Granja do Solar, nesse local, todos os bichos viviam em harmonia, sob os cuidados de seu dono, o então proprietário Sr. Jones, porém após a revelação de seu sonho, o velho porco chamado Major, implantou a ideia utópica em seus amigos que, seria possível os animais viverem em igualdade, prosperidade, livres, e sem a dominação dos homens, que estes por sua vez, faziam muito mal para os animais segundo Major.

Dias mais tarde o velho porco morreu, mas a ideia de liberdade ainda existia nos pensamentos dos animais da Granja, sendo assim, não tardou para que sucedesse uma revolta entre os bichos, que acabaram por dominar e expulsar todos os homens dali, rebatizando o local com o nome de a “Granja dos bichos”. Sozinhos então, os animais foram liderados com êxito, por um sábio porco chamado Bola-de-neve, que conduziu a Granja implantando um modelo socialista democrático muito bem sucedido, porém almejando o poder, Napoleão, o segundo porco da hierarquia, arquitetou um golpe e dominou a granja, matando, e expulsando quem fosse contra o seu regime autoritário e ditatorial. Com sua nova liderança, a Granja dos bichos entrou em colapso, os animais passaram fome, trabalharam como escravos, foram enganados, recebiam o mínimo de comida necessário, enquanto que Napoleão desrespeitava as regras do “animalismo”, andava sob duas patas, vestia-se com as antigas roupas do Sr. Jones, bem como consumia álcool, e mantinha contato com os humanos.

Não é novidade que a obra “A revolução dos bichos” é uma versão satirizada e critica da revolução que aconteceu na Rússia em 1917, que balançou o cenário politico da época, e foi sem sombra de duvidas um divisor de aguas para a história daquele povo, sendo assim, é possível estabelecer uma relação de cada personagem dessa narrativa com figuras, que foram importantes durante a Revolução russa. Como exemplo disso, temos o personagem do velho porco Major que faz referencia as ideias de Karl Marx, ou Lênin que alimentaram as esperanças da população e movimentaram grandes protestos, alertando as pessoas de que esse modelo de vida não precisava mais ser tolerado.

Por sua vez, Napoleão o porco astuto, tirano, e corrupto, representa o governo autoritário da recém-fundada união soviética, assim como também representa Stalin que foi o seu primeiro governante; Bola-de-neve seria Trotsky com toda a sua vontade de influenciar os países vizinhos a fazerem uma revolução semelhante a que fizerem, porém fora impedido por Stalin. Grande parte dos animais da granja representam alguns grupos de pessoas, as ovelhas fazem homenagem às pessoas que foram leias até o fim a Stalin e suas regras abusivas, Sansão o cavalo trabalhador, seria uma parcela das pessoas que desejavam apenas cumprir o seu papel na sociedade se deixando enganar facilmente, já os animais que possuíam um pouco mais de inteligência facilmente se associam as pessoas que entendiam que estavam sendo lesadas, ou abusadas, porém preferiam o silencio temendo represálias.

“A batalha do estabulo”, onde os animais lutaram bravamente contra Sr. Jones, retrata a guerra civil russa onde os soldados receberam apoio de outros países na tentativa de aniquilar a URSS, e devolver o poder para os monarcas, assim como Jones recebeu ajuda de outros homens na esperança de uma retomada bem sucedida, que na verdade fracassou.

Dentre tantas outras comparações é interessante ressaltar por fim, a união dos porcos com os humanos, onde ambos se juntam para tratar de interesses em comum, este acontecimento faz alusão ao fato de que Hitler se aliou a União Soviética, caso a Alemanha recebesse apoio deles na segunda Guerra Mundial.

Esta tão complexa fabula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com