TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Línguas E Tenologias: Novas Possibilidades

Dissertações: Ensino De Línguas E Tenologias: Novas Possibilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Licenciatura em Letras Português Inglês

ANTONIO CARLOS NEGREIROS DA CRUZ

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

ATIVIDADE INTEGRADORA

ENSINO DE LÍNGUAS E TECNOLOGIA: NOVAS POSSIBILIDADES

Salvador

2014

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Licenciatura em Letras Português Inglês

ANTONIO CARLOS NEGREIRO DA CRUZ

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

ATIVIDADE INTEGRADORA

ENSINO DE LÍNGUAS E TECNOLOGIA: NOVAS POSSIBILIDADES

Atividade Integradora do curso de Letras da FTC-EAD (Faculdade de Tecnologia e Ciências – Ensino a Distância) Circuito 13, 6° período. Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica VI apresentado a Unidade Pedagógica do Comércio, para fins de avaliação.

Orientação do Tutor: Vinícios

Salvador

2014

A comunicação humana vem sendo ampliada e dinamizada diariamente por meio da tecnologia. O telefone, o aparelho celular, o notebook, o tablete, a internet, entre outros meios de disseminação da informação e de interação entre as pessoas de diferentes lugares, têm se tornado presente na vida das pessoas. Desta forma, vemos que a tecnologia ganha espaço também no campo educacional, promovendo debates e frequentes discussões entre educadores sobre o seu uso nas práticas docentes. Todavia, no contexto atual em que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais inseridos no dia da dia dos alunos, faz-se necessário pensar o ensino e a aprendizagem da língua, seja materna ou estrangeira, fazendo uso das tecnologias como possiblidades de dinamismo no ensino.

A facilidade no uso de aparatos tecnológicos por parte dos jovens e adolescentes inibem certos educadores que são obrigados a conviver com essa nova realidade, pois a informação ganha, além de força velocidade por meios das redes sociais, dos blogs e microblogs.

Verdade é que, desde a invenção do quadro-negro como instrumento voltado à prática docente, já tivemos outras tecnologias aliadas ao ensino de línguas como, o gravador de áudio que, segundo PAIVA (2012), foi uma inovação tecnológica muito significativa. Para o ensino de línguas, a inovação nessa época começou com a invenção do fonógrafo, por Thomas Edson, em 1878. Permitia-se através do aparelho a gravação e a reprodução dos sons. Em seguida, a reprodução de áudio em discos se deu através do megafone, e depois em fitas magnéticas.

A reprodução dos sons para finalidades do ensino de línguas permitia o contato com falantes nativos de determinadas línguas para a gravação de vozes, promovendo o desenvolvimento de habilidades auditivas e orais. O foco do ensino na oralidade, não desprezava as descrições sintáticas, já que a aprendizagem acontecia por meio da repetição e da imitação das falas gravadas dos nativos. O rádio também foi um recurso tecnológico utilizado no ensino de línguas a partir do ano de 1943, quando eram transmitidos através da BBC cursos de inglês em 30 línguas para vários países.

A televisão foi outro recurso tecnológico aliado ao ensino tanto de línguas, como de outras áreas do ensino. Apesar de não ser utilizada dentro das escolas, devido à incompatibilidade na programação dos cursos, eram gravados os programas e transmitidos nas salas de aulas por meio de fitas VHS, um leitor de fitas e um aparelho de TV conectado. Exemplo desse tipo de ensino é o telecurso 2000 da Editora Abril que produzia fitas com todos os conteúdos do ensino fundamental e médio, utilizados em salas de cursos de supletivos para a conclusão da educação básica.

Outro exemplo de cursos em Fitas VHS e mais recentemente em DVDs é o curso de língua inglesa Linguafone da BARSA.

Dentre tantos recursos tecnológicos disponíveis para a educação e o ensino de línguas, destaca-se atualmente o computador e o acesso à internet, que fornece ampla informação e conhecimento aos seus usuários. O caderno Especial Educação do Jornal do Estado de Minas (2012) informou que 40,7% dos estudantes brasileiros buscam a leitura de noticias online, o que significa que boa parte de nossos alunos

está bem familiarizada com aparatos tecnológicos. A inserção das novas tecnologias no ambiente escolar é uma realidade que urge a necessidade de discutir as novas propostas e ações pedagógicas que alcancem um aprendizado satisfatório no ambiente escolar.

[...] a escola poderá contribuir para a ampliação do letramento do aluno, a partir dos novos gêneros discursivos e textuais, dando-lhes condições pedagógicas de ampliar seus modos de ler e de escrever em diferentes suportes, através das interfaces possibilitadas pela internet. (SILVA,2009, p.162)

Um fator de resistências às novas tecnologias, principalmente ao uso do computador e da internet na pratica educacional por alguns educadores, é, em parte, a grande colcha de retalhos que se descortina diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com