TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA ESCOLA A PARTIR DE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS.

Exames: O LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA ESCOLA A PARTIR DE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 19

O LETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DINAMIZADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA ESCOLA A PARTIR DE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS.

Maria do Perpétuo Socorro Paz

Eliane Gracy Lemos Barreto

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é proporcionar discussão e reflexão sobre a promoção do letramento para os professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de contribuições da gestão democrática da escola, pois constatou-se que alguns alunos são inseridos nestas séries sem dominar de forma coesa e coerente a leitura, a interpretação e a produção textual. Neste sentido, muitos professores (como se constatou no curso de formação sobre letramento) não se preocupam em alfabetizar ou letrar esses estudantes, diante disto, evidenciou-se que muitos são reprovados e a evasão ocorre com mais frequência entre os mesmos. Utilizou-se como recursos metodológicos a revisão de literatura sobre o tema e a realização de um curso de letramento aos professores do 6º ao 9º ano em parceria com a gestão da escola em questão, o qual foi possibilitado a partir da aplicação do projeto de intervenção. Assim, considera-se de suma importância que o gestor escolar promova cursos de letramento para os professores, pois este lhes dará base de como ministrar suas aulas com metodologias inovadoras, eficientes e que realmente favoreça o estudante na aquisição da aprendizagem, e assim capacite-o para a utilização dos conhecimentos adquiridos na escola de forma coerente durante a produção e interpretação textual. Conclui-se, portanto, que a partir do desenvolvimento de uma gestão efetivamente democrática, estes cursos poderão ser possibilitados, porém, os mesmos não se apresentam na intenção de ensinar o professor a ministrar suas aulas, mas sim de leva-lo a refletir como o letramento através dos gêneros textuais pode proporcionar aos alunos as habilidades de leitura, interpretação e produção de textos.

Palavras-Chave: Letramento. Processo ensino-aprendizagm. Gestão democrática.

ABSTRACT

The objective of this study is to provide discussion and reflection on the promotion of literacy for the 6th to 9th grade teachers of elementary school from the school democratic management contributions because it was found that some students are inserted in this series without mastering cohesive and coherent reading, interpretation and text production. In this sense, many teachers (as found in the course of training on literacy) do not worry in literacy or letrar these students, before this, it became clear that many are disapproved and evasion occurs more often among them. Was used as methodological resources literature review on the subject and the completion of a course of literacy to teachers 6th to 9th grade in partnership with the school management in question, which was made possible by the application of the intervention project . Thus, it is considered very important that the school manager promotes literacy courses for teachers, as this will give them basic how to minister their classes with innovative methodologies, efficient and that really encourages student acquisition of knowledge, and so capacite- for the use of knowledge gained in school consistently during production and textual interpretation. It follows, therefore, that from the development of a truly democratic, these courses can be made possible, however, they do not show up in an attempt to teach the teacher to teach their classes, but rather leads you to reflect as literacy through textual genres can provide students with the skills of reading, interpretation and production of texts.

Keywords: Literacy. Teaching-aprendizagm. Democratic management.

INTRODUÇÃO

É comum ver alunos com aparelhos celulares e computadores de última geração trocando mensagens e comunicando-se com outros adolescentes de várias partes do mundo, mas quando são solicitados para criarem um texto ou interpretarem um problema seguido de sua resolução dentro da sala de aula simplesmente muitos não conseguem fazer de forma sistematizada o que fazem e bem, de forma informal fora do ambiente escolar.

Observa-se em resultados de vários tipos de testes como o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, Olímpiadas de Língua Portuguesa, Olímpiadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dentre outros testes, as dificuldades que os alunos apresentam em ler, interpretar e produzir.

Sabe-se que estes problemas vêm desde as séries iniciais e observando os alunos, percebe-se que estas dificuldades se intensificam no Ensino Fundamental Maior que compreende do 6º ao 9º ano, pois muitos professores acreditam que não tem mais obrigação de alfabetizá-los, uma vez que suas aulas ocorrem de forma diferenciada, isto é, o professor ministra horas aulas e não quatro horas como trabalham os professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Por estes e outros motivos os alunos vão avançando nas séries, mas não conseguem desenvolver de forma correta as habilidades de leitura, interpretação e produção textual e não cabe somente ao professor de Língua Portuguesa desenvolver e trabalhar estas habilidades com os estudantes, pois se o ensino é interdisciplinar todos deverão ter a obrigação de auxiliar qualquer discente, independente da série que ele esteja cursando, seja em que disciplina for, todos os professores deverão auxiliar os alunos para que possam desenvolver as habilidades citadas de forma eficiente e eficaz.

Assim, um problema identificado ao se fazer à análise do Projeto Político Pedagógico – PPP de uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental para a disciplina Projeto Vivencial - PV e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC refere-se ao alto índice de reprovação de alunos de 6º ao 9º ano, principalmente no 6º ano por não saberem ler, escrever ou interpretar de forma correta.

Acredita-se que o aluno ao saber ler, interpretar e escrever de forma adequada as reprovações diminuirão, uma vez que dominar estas habilidades é de suma importância para entender qualquer conteúdo exposto em qualquer disciplina. Assim, aprender a ler e escrever dentro das práticas do letramento é levar o aluno a buscar sua própria identidade, tornando-o autônomo e crítico dentro e fora do ambiente escolar, além disso, aprendendo também a fazer suas pesquisas escolares e principalmente sabendo como aprender para evitar a reprovação.

Assim, o presente trabalho aborda a importância do letramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com