TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAS: NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS DE JI-PARANÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - DCHS

Adriana Lúcia de Oliveira

Pesquisa na EAD

Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito avaliativo para obtenção da nota parcial do componente curricular Educação a Distância referente ao 7º período de Pedagogia.

Professora: Mônica Araújo

Ji-Paraná, setembro de 2010

INTRODUÇÃO

O Ensino a Distância – EAD é considerado na contemporaneidade uma alternativa para a democratização do conhecimento, sendo uma opção viável no quesito custo e comodidade. O surgimento de novas tecnologias digitais só tem a contribuir para a expansão dessa modalidade e possibilita também uma maior interatividade entre professor e aluno. Contudo o EAD faz uso de diversos recursos tecnológicos que integrados ou não ao computador objetivam contribuir para uma educação de qualidade. Chaves (1999), acrescenta que “a educação continua a ser feita predominantemente pela fala e pela escrita , [...], e que a fala, a escrita são, e vão continuar a ser, tecnologias fundamentais para a educação”.  O autor afirma ainda, que o EAD acontece num contexto em que ensinante e aprendente estão separados por tempo e espaço e isso pode ser contornado pelo uso de algumas tecnologias.

Mesmo diante de algumas vantagens que o EAD apresenta, ainda existem inúmeros questionamentos e comparações com o Ensino Presencial, sendo assim, foi desenvolvida a presente pesquisa numa Instituição de EAD na cidade de Ouro Preto do Oeste – RO, onde foram averiguados, por meio de entrevistas semi-estruturadas, os aspectos que caracterizam o EAD naquela Instituição.

1. Referencial Teórico

O EAD ainda é uma modalidade de ensino considerada excêntrica pelo fato de não proporcionar proximidade física entre professores e alunos. Por essa razão, há uma concepção negativa de que isso possa afetar a qualidade de ensino. Assim, muitos esforços são realizados na busca de caminhos que possam amenizar ou superar a distância física. Para Cerny (2003, p.14), o EAD é “uma possibilidade concreta e importante para a aprendizagem, que é apontada como uma condição permanente e indispensável para os sujeitos da sociedade da informação”.

As Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s oferecem inúmeras possibilidades para o EAD, tendo em vista, que programas interativos, aparelhos de áudio e vídeo com desempenhos excelentes, bem como, o computador atrelado aos benefícios da internet, permitem uma interação cada vez maior e encurta os espaços tornando o EAD uma opção possível para a democratização do conhecimento.

Não há um modelo único para o EAD, pois podem se organizar de diversas linguagens, diferentes recursos tecnológicos e educacionais. No entanto deve haver um comprometimento com a formação do cidadão. Desse modo, os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, (Brasil, 2007) orienta que,

[...] decorre que um projeto de curso superior a distância precisa de forte compromisso institucional em termos de garantir o processo de formação que contemple a dimensão técnico-científica para o mundo do trabalho e a dimensão política para a formação do cidadão. (BRASIL, 2007, p.07)

Portanto, não basta que o EAD ofereça maior alcance, tenha custo/benefício mais favorável ou apresente flexibilidade maior, é imprescindível que o EAD seja uma possibilidade concreta de aprendizagem, visando a formação integral do cidadão. Desse modo, urge construir currículos e programas que atenda às perspectivas do processo ensino/aprendizagem e busque por meio das TIC’s formas criativas e dinâmicas que potencialize esse processo.

A busca de uma metodologia eficiente faz-se necessário para toda modalidade de ensino que almeja a sociedade do conhecimento, o EAD por desenvolver uma metodologia impulsionada pelas tecnologias digitais levanta a possibilidade de repensar metodologias arcaicas e excludentes. Na concepção de EAD, o conhecimento se amplia além dos espaços presenciais, por meio dos fóruns, chats, oportunizando ao aluno optar em qual tempo e lugar poderá acessá-lo. Para Lévy (1996, p.170) “o uso das redes de telecomunicação e do suporte de multimídias interativos vêm sendo progressivamente integrado às formas mais clássicas de ensino”. Sendo assim, o conhecimento não está mais centrado nas mãos do professor, mas solto num espaço virtual que se amplia cada vez mais.

2. Dados da Instituição Pesquisada

A pesquisa foi realizada no município de Ouro Preto do Oeste/RO em uma Instituição de Ensino Superior a Distância, a qual é pólo de uma Universidade de São Paulo, onde os estudantes assistem às aulas transmitidas via-satélite, recebe orientação pedagógica e tem apoio técnico-administrativo.

Os cursos superiores a distância oferecidos no pólo pesquisado têm duração de 02 (dois) a 04 (quatro) anos e estão classificados como bacharelados e licenciaturas. Todos os cursos têm por característica a associação de diferentes recursos pedagógicos, como a transmissão de aula via satélite, aulas pela web, fóruns, chats, material impresso e debates ao vivo promovidos no pólo.

Cada turma é composta por 25(vinte e cinco) alunos e um tutor para mediação pedagógica, nesse modelo de EAD as aulas são transmitidas uma vez por semana para o pólo em que o aluno está matriculado, tem duração de duas horas cada, sendo uma hora de aula satélite e uma hora de aula atividade. Nessa ocasião há a disponibilidade de 02 (duas) horas para as atividades individuais ou em grupos que são acompanhadas pelo tutor/a. Para complementar e reforçar o conteúdo das aulas via satélite são oferecidas aulas pela web, as quais o aluno pode assistir em qualquer horário e lugar, desde que tenha acesso a computador conectado à internet.

O pólo dispõe de laboratório de informática, onde os alunos têm acesso a um Portal Digital e pela web fazem uso dos recursos pedagógicos que além das aulas são: fórum, e-mail, postagem de atividades, orientação sobre o andamento do curso e solução de dúvidas e/ou questionamentos sobre questões administrativas. O pólo também dispõe de biblioteca presencial que associada às virtuais serve de auxilio para pesquisas dos acadêmicos.

Os cursos oferecidos pela Instituição nesse pólo são: Administração de empresas, Pedagogia e Serviço Social. De acordo com a coordenadora do pólo, a instituição tem também como missão promover uma educação continuada, o que está incluído no processo de democratização do ensino, sendo assim, investe em cursos de pós-graduação, tendo como público-alvo professores e interessados na área de gestão escolar. A instituição em questão no momento da pesquisa estava impossibilitada de fornecer o Projeto Político Pedagógico- PPP, por motivos que não foram esclarecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com