TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 10

UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

2. Problema

 Entende-se que a Educação Ambiental é um exercício para a cidadania, pois traz uma nova dimensão no educar dentro da atual realidade interdisciplinar. Ante tal contexto pergunta-se: Qual é a forma mais eficaz de superar os desafios em busca de expectativas que leve às mudanças de mentalidades em relação ao meio ambiente?

2.1. Problematização

Diante da atual realidade, pergunta-se: qual tem sido o papel da escola atualmente na contribuição em relação à aplicação da Educação Ambiental? E dos professores? Até que ponto a Educação Ambiental é considerada importante e para quê? É verdade que nem todas essas questões podem ser respondidas de imediato, dada à limitação de objetivos deste trabalho. No entanto, esses questionamentos fazem parte de preocupações podendo nos levar a alguns de seus determinantes. Assim, os possíveis fatores associados a tais dificuldades da realidade em estudo derivam, ao menos em parte, do despreparo dos professores de todas as áreas: pela sua incompreensão da importância de uma aprendizagem sólida e contínua em Educação Ambiental, pelo uso de metodologias inadequadas ao seu ensino, pelo descomprometimento político e/ou profissional, pela falta de conhecimento de Educação Ambiental. De fato, esses fatores não estão “alojados” no professor tornando-o o único responsável por esta realidade. Existem outros determinantes que vão além disso: as condições sociais, econômicas e culturais dos alunos que chegam à escola são de uma diversidade infinita. Portanto, é necessário criar condições e oportunidades para que essa lacuna do conhecimento sobre os cuidados com o ambiente seja preenchida, facilitando as mudança de hábitos com relação ao ambiente dentro da escola e a partir daí se transponha os seus muros para uma sociedade mais compromissada com tal questão.

3. Hipótese

A forma como o ser humano utiliza os recursos naturais disponíveis do meio ambiente têm trazido diversos problemas e sérias consequências à natureza. Ante esta situação faz-se necessário trabalhar uma política eficaz de Educação Ambiental no âmbito do ensino fundamental que privilegia a mudança de comportamento e de mentalidade nos termos estabelecidos pelo artigo 225 da Constituição Federal/88:    Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

- preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)

II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento)

III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; (Regulamento) e outros.

A esse conjunto de informações legais cabe responder numa abordagem superficial sobre o problema. Investigando as mudanças na rotina dos indivíduos, atuantes relacionados e/a importância do meio ambiente e a sustentabilidade nos espaços de convivência e nos grupos sociais, tornando-se indivíduos ecologicamente conscientes na busca de uma melhor Qualidade de Vida.

4. Objetivos

4.1 Geral

     Conhecer os desafios na busca de expectativas sobre as formas de aplicação da política de Educação Ambiental no contexto da interdisciplinaridade escolar no ensino fundamental.

4.2 Específico

a) Analisar a percepção e o conhecimento dos professores quanto a expectativa de aplicabilidade de uma política eficaz de Educação Ambiental no ensino fundamental.

b) Avaliar as estratégias pedagógicas usadas para conscientizar os educandos sobre a degradação ao meio ambiente.

c) Compreender os desafios atuais vivenciados pelos professores quanto a aplicação de conteúdos em sala referentes à Educação Ambiental.

5. Justificativa

A conscientização ambiental é um dos grandes desafios do mundo atual. Trazer a discussão das temáticas ambientais junto à sociedade é foco principal dos projetos de educação ambiental em todo o País. Vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é consequência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades. Romper com estes processos de degradação, estabelecer novos paradigmas em busca da sustentabilidade e manutenção das formas de vida é o grande desafio de homens e mulheres do planeta Terra.

O “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, elaborado durante a Rio’92, afirma que a EA é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em nível local, nacional e planetário.

. Nesse sentido, a contribuição da Educação Ambiental (EA) é valiosa e fundamental, considerando seu caráter potencialmente crítico e transformador. No entanto, fazer educação ambiental não é uma tarefa difícil, pois depende da consciência de cada um. Para tal, é fundamental a criação de projetos cujos objetivos estejam relacionados com a importância do meio ambiente e a sustentabilidade.

6. Referencial Teórico

             Mc Luhan (1968, p.17-18) comenta ser a escola o lugar social da educação. Afirma ainda que “a quantidade pura e simples de informações transmitidas pela imprensa, revistas, filmes, rádio e televisão excede, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e pelos textos escolares”. Porém não se pode considerar a educação escolar a única fonte de aprendizado do ser humano, é um momento no decorrer do processo múltiplo da sua socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com