TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com pessoas de nomes incomum

Por:   •  1/2/2017  •  Artigo  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

NARA LINE GOMES

LÍNGUA INGLESA I

Conceição do Araguaia-Pará

2016

Nara Line Gomes

LÍNGUA INGLESA I

Trabalho à distância apresentada ao Instituto Dias de Ensino Superior Pesquisa e Pós-Graduação, IDESP, polo-Conceição do Araguaia-Pará, como parte das exigências da Complementação em Inglês, para obtenção de título na disciplina de Língua Inglesa I.

Orientador: Prof. Gutemberg Raposo da Silva

Conceição do Araguaia-Pará

2016

Exercício de Reflexão

Com suas palavras, faça um paralelo entre o Método Direto e o Método Tradicional.

          O Método Tradicional e o Método Direto enfocam caminhos totalmente controversos um do outro. O primeiro consiste na leitura, que é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento da escrita, mas acontece de maneira muito mecânica e sem o objetivo de construção de sentidos. O aluno neste método tem que ser capaz de ler a literatura escrita da cultura da língua estrangeira para ter conhecimento da sua própria língua, além de estar ciente das regras gramaticais, memorizar vocabulários, conjugações verbais da língua alvo. Fatores estes que não são a ênfase do segundo método, pois reparar os alunos para usar oralmente a língua estrangeira através de exercícios que envolvam assuntos da vida diária do aluno, utilizando de gestos e gravuras sem jamais recorrer a tradução.

Explane sobre as características da Abordagem Comunicativa.

          O Método Comunicativo valorizar o interesse pelo desenvolvimento da competência comunicativa em uma língua estrangeira, seja falar, ouvir, escrever e ambiente ideal para sua aquisição, independente do lugar o importante é a comunicação do falante. Essa comunicação demostra o foco no sentido, no significado e na interação entre os sujeitos, características importantes desta abordagem, que fazem com que o falante introduza-as em seu dia-a-dia.

Qual a importância das competências dentro da Abordagem Comunicativa?

          Para tornar o falante comunicativamente competente na língua estrangeira é preciso o domínio não só de habilidades gramaticais, mas também de sociolinguísticas, discursivas e estratégicas. Isso requer o desenvolvimento de competências relacionadas ao aprender a comunicar-se através da interação com a língua alvo, a introdução de textos autênticos na situação de aprendizagem, ao fornecimento de oportunidades não só na linguagem, mas também no processo de aprendizagem, a intensificação das experiências pessoais e a ligação da linguagem de dentro e fora da sala de aula.

No que consiste o método Áudio-Lingual?

          Consiste na oralidade, enfatizando que o aprendiz da língua alvo, primeiramente saiba falar e ouvir, para depois ler e escrever, assim como acontece na língua materna. Acredita-se que o aprendizado acontece pela repetição, reforço e memorização do conteúdo.

Com suas palavras, faça uma reflexão resumindo os conceitos apresentados no texto acima sobre o uso das novas tecnologias no ensino de língua estrangeira.

Não restam dúvidas sobre a intensa presença da tecnologia no nosso dia a dia, e esse contexto lança o desafio para escolas e professores sobre o uso dos recursos midiáticos – mídias impressa, eletrônica e digital – a favor do ensino de línguas, visto que, o mesmo ocorra de forma proveitosa no estudo, tornando-o mais atraente e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa. Mas essa proposta requer uma complementação, não apenas na dimensão didático-pedagógica, como também a sistematização para a seletividade das mídias e dos conteúdos a serem trabalhados na sala de aula.

 Diante desse contexto, Gasparin (2003) argumenta que as inovações na educação vêm mostrar que, no atual cenário didático- pedagógico, o papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem é questionado pelo fato de que os avanços tecnológicos são vistos como facilitadores da aquisição de conhecimentos e de informação fora da escola. Assim o ensino-aprendizagem será satisfatório se o perfil do docente seja de mediador, auxiliando o aluno a alcançar seu potencial máximo, aproveitando todos os benefícios educativos que os recursos tecnológicos podem oferecer.

Saber utilizar as novas tecnologias é considerado, por Perrenoud (2000, p. 138), a oitava competência para ensinar. Atualmente o computador é a principal ferramenta de multimídia mais acessível nas escolas e universidades, dessa forma é necessário que o professor seja familiarizado na cultura tecnológica, visto que essa cultura, reflita as relações entre o avanço dos instrumentos no que diz respeito a informática e a hipermídia, considerando as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende construir.

O computador vem auxiliar no ensino, de maneira que o docente se liberte de um cotidiano corretivo e repetitivo, usando esse recurso na sala de aula, o professor identificará com mais agilidade os “pontos fortes” do aluno, levando-o a uma aprendizagem com maior eficiência. Diante disso, a educação escolar eleva o professor como um técnico de alto nível, quer dizer, aquele que, mesmo com uma certa soberania em sala de aula, deve cumprir regras e metas decididas por outrem.

Um fator importante que vale ressaltar sobre o uso da tecnologia no ensino-aprendizagem de línguas, é a manipulação que o recurso de mídia pode trazer para quem ensina e também quem aprende. Os meios de comunicação de massa são mecanismos responsáveis pela proliferação, de valores e normas de comportamento, formando as relações sociais, inclusive na escola. O ensino nas instituições escolares deve passar primeiramente pelos aspectos de reflexão, crítica e contestação do que se aprende, sem a seletividade desses aspectos o conhecimento obtido se perde em meio a aglomeração de informações supérfluas contida na massificação da cultura midiática. A escola e o professor, sabendo lidar com esse mecanismo, contestando e criticando suas dominações e as suas influências nas relações humanas, podem favorecer para a independência político-cultural do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com