TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome de pessoas

Por:   •  1/5/2015  •  Tese  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

A defesa do Brasil sustenta que o resíduo de pneu é um problema DESCARTE DE PEÇAS

No dia a dia  as peças plásticas, metálicas e vidros são jogados no lixo comum. Só o vidro leva 1 milhão de anos para se degradar. Também não há descarte adequado do líquido de arrefecimento, óleos lubrificantes e demais materiais contaminados, como panos sujos e estopas. Certo - as oficinas devem contatar empresas de reciclagem credenciadas e registradas por entidades reconhecidas para fazer o descarte de vidros e peças plásticas.

EMBALAGENS PLÁSTICAS

 As embalagens plásticas com óleo residual ou outros aditivos, perigosos pela toxicidade, são descartados no lixo comum. Certo – as embalagens devem ser armazenadas em local com piso impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção para caso de vazamento. Se ocorrer vazamento, o óleo não deve ser direcionado para os sistemas de drenagem pública, mas encaminhado para sistemas de tratamento água-óleo. Existem empresas de reciclagem credenciadas, e registradas por órgãos reconhecidos, especializadas nesse tipo de descarte.

          Descartes incorrreto de oleos

            Todo  motorista sabe que é necessário trocar óleo do carro que é  muito importante! Mas você imagina para onde vão os lubrificantes usados depois daquela "geral" no mecânico? Segundo a Agência Nacional do Petróleo, pelo menos 30% do óleo lubrificante que chega às oficinas deveria ser devolvido às refinarias para o reaproveitamento. O motivo mais importante de efetuar um descarte correto é evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. O seu manuseio despreocupado acarreta inúmeros danos à saúde.

           O óleo lubrificante usado ou contaminado, por não ser biodegradável, leva dezenas de anos para desaparecer na natureza. Quando vaza ou é jogado no solo, inutiliza-o, tanto para a agricultura, quanto para edificações, matando a vegetação e os micro-organismos e destruindo o húmus, além de causar a infertilidade da área, que pode se tornar uma fonte de vapores de hidrocarbonetos.Quando dispensado no solo, a substância pode atingir o lençol freático, danificando os poços da região de entorno. Um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água. Além disso, se jogado no esgoto, ele irá comprometer o funcionamento das estações de tratamento de água, chegando, em alguns casos, a causar a interrupção do funcionamento desse serviço essencial.

            Bateria e seus impactos gerado no meio ambiente

            Além das emissões de gases poluentes e óleos, periodicamente, baterias exauridas “são descartadas no lixo comum por falta de conhecimento dos riscos que representam a saúde humana e ao ambiente”, como afirmam as pesquisadoras da USP Nívea Maria Vega Longo Reidler e Wanda Maria Risso Gunther no artigo “Impactos ambientais e sanitários causados por descarte inadequado de pilhas e baterias usadas”.

            Até a década de 1990, não se cogitava no Brasil sobre a questão da contaminação ambiental por baterias usadas. Desde 1999, o País possui legislação específica que dispõe sobre pilhas e baterias que contêm mercúrio, chumbo e cádmio, substâncias altamente danosas ao meio ambiente (Resoluções Conama: nº 257, de 30/06/99; e nº 263, de 12/11/99).

            De acordo com o técnico nacional da Empresa Bosch, Zélio Santiago, as baterias usadas devem ter uma destinação correta. “Muitos são os componentes da bateria de carro que prejudicam o meio ambiente. Estes componentes são armazenados em um recipiente apropriado e a carcaça é mandada para a reciclagem e formação de novas baterias”, explica o técnico. Santiago afirma que o processo é realizado na própria fábrica e garante que as outras grandes marcas, como a Moura, Ajax e Heliar, também realizem o mesmo procedimento.

         Poluicão da gasolina

         A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos, ou seja, é um líquido formado por carbono e hidrogênio. A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes variando de C7H16 a C11H24.

           O principal produto da combustão da gasolina é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono. Os poluentes mais comuns gerados pelo escapamento de um carro incluen:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com