TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégica de Leitura de Texto não Verbal.

Por:   •  24/4/2016  •  Dissertação  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 2

Conteúdo e Expressão estão interligados no processo de desenvolvimento de um texto, sendo o plano de conteúdo o significado do texto e o plano de expressão a manifestação do conteúdo em um sistema de significação verbal, não verbal ou sincrético.

Há vários tipos de informações não verbais, sejam estas por meio de imagens, sons e animação, quadrinhos, comerciais e revistas, tudo o que propõem uma comunicação e/ou uma informação a ser passada para o leitor.

O texto não verbal prende mais a atenção do leitor do que um texto verbal, explorando de sua imaginação ao transmitir a informação sem necessidade obrigatória de algo escrito, classificando o texto de diversas formas sendo em um quadro, desenho, pintura ou musica inseridos nos elementos que compõem os textos e na compreensão do sentido (significado). Assim o leitor tem a capacidade de analisar a obra de forma a compreender o que a esta significa, passa ou caracteriza.

Em uma canção sonora, por exemplo, o plano de conteúdo é marcante no ato de se emocionar (compreender) assim que a escuta, sem nenhuma palavra, apenas a melodia que é compreendida. Quando a canção toca ao fundo nota-se se é tratada de algo triste, representados por tons calmos e melódicos e quando é alegre com tons vibrante e batida. Assim como na pintura: Vida x Morte, no qual a luz representa a vida e a sombra à morte.

Analisando um texto não verbal com a obra de Cândido Portinari, 1935 “Café”, Óleo sobre tela. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil, temos:

A obra tem estilo linear apresentados nos contornos dos personagens bem delineados, os traços leves e finos dos corpos dos trabalhadores são substituídos por traços robustos fugindo do tradicional, a intenção é notória ao observar as mãos e pés dos trabalhadores representando a robustez do homem do campo.

O plano de conteúdo na imagem é representado pelo trabalho e trabalhadores, o serviço e mão de obra no cafezal, cada qual fazendo a sua tarefa, alguns personagens carregam o “pesado” identificados pelos homens, nota-se um ou outro operário cansado, de cabeça baixa, a única figura masculina que manipula outro está com o braço estendido impondo ordem a um empregado ou ao seu subordinado, as mulheres também trabalham sendo estes de cargo mais leve não muito retratado na imagem.

O plano de expressão é representado nos traços e cores da obra, sendo traços exuberantes e um pouco exagerado nos trabalhadores, com expressões frias que se ofuscam nas cores pouco vibrantes na face. Nota-se que a maioria não foi desenhada deixando a obra misteriosa ao retratar a vida dura dos escravos com um capataz no comando, as características dos trabalhadores em suas funções são retratadas com jogo de luz e sombra escondendo sua expressão, deixando a imagem realista e natural, manchada um pouco no fundo o que dá continuidade a outros trabalhadores em seus afazeres, uns carregando, outros colhendo e assim por diante.

Bibliografia:

Brainly, disponível em: http://brainly.com.br/tarefa/1042602, acessado em: 25/11/2015.

Arte, fonte de conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com