TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do gênero picaresco

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: Teoria da Literatura II

ALUNO: Cristiane dos Santos Morato da Costa

MATRICULA: 91400393

POLO: Itaporanga-Pb

Estudo do gênero picaresco

La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidade

La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidade, é um romance espanhol, que discorre sobre a vida de um herói picaresco. Extremo oposto dos heróis das sagas medievais, o pícaro, a princípio designação para uma espécie de criado ou ajudante de cozinha, é na verdade um anti-herói, uma pessoa sem posses que busca a ascensão social por meio da trapaça, e da malandragem. Mas não é um marginal, é uma figura isolada, à parte da sociedade. É tão somente um pobre-diabo pressionado pelo desemprego. Pode ser comparado a um cão vira-latas, que para sobreviver, se vale apenas de sua astúcia. La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades conta a história do menino de família pobre. Seu pai, um moleiro, vai para a guerra contra os mouros como castigo por haver enganado fregueses. E morre numa expedição militar. A mãe, uma lavadeira, casa-se com um “moreno”, perseguido pela justiça por roubo e dá a Lázaro um irmão, sem recursos, ela acaba entregando Lázaro a um cego.

O livro ocupa-se do tema da fome. É da fome que Lázaro vai fugir, ao trabalhar primeiro para o cego e, depois, para um clérigo e um fidalgo arruinado. Com esses amos ele vai assimilar alguns truques para escapar da miséria. Ou seja, descobre que é preciso estar sempre atento para sobreviver numa sociedade sem escrúpulos. Depois de largar o cego, não antes de se vingar de suas maldades, Lázaro passa a trabalhar sob o amparo de um arcipreste, de cuja religiosidade esperava melhor tratamento, até que é despedido. Consegue outro amo, como o buleiro, o capelão e um oficial de justiça, o “aguazil”. Até que se aproxima do escudeiro, um fidalgo arruinado, por quem chega a ser inesperadamente abandonado, tal a sua pobreza. Com o escudeiro, Lázaro imaginava ter encontrado a solução definitiva para o problema da sua fome, deixando-se levar pelas aparências do novo amo, mas é exatamente com ele que seus problemas chegam ao extremo, pois, no fim, é ele quem tem de sustentar o próprio patrão. Aqui, o herói é a figura picaresca manipuladora de mil truques necessários à sobrevivência. Muito divertida, a história do adolescente Lázaro e de sua luta pela sobrevivência faz também uma crítica direta à sociedade de seu tempo e, em especial, à conduta de membros do clero católico, o que talvez explique por que o livro foi publicado anonimamente. Tanto que, poucos anos depois de seu aparecimento, entraria para a lista de obras proibidas pela Inquisição.

O livro foi Publicado por Gregorio Maranón, em 1993.

A importância desta obra para a literatura universal, é que a mesma é considerada o livro-génese da literatura picaresca espanhola que, depois, se tornou universal. Surgido por volta de 1552, este pequeno grande livro rompe com toda a tradição narrativa das novelas de cavalaria. Além disso, foi o primeiro a trazer a figura do pícaro para a literatura.  Considera-se Lazarillo como a obra que fundou um novo gênero, por ser um relato completo, no mítico, sendo referido a uma realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com