TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola.

Por:   •  9/2/2016  •  Ensaio  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório Final de Estágio  Supervisionado em Língua Espanhola.

Curso :Licenciatura em Letras Português/Espanhol.

Instituição: Universidade Cidade de São Paulo.

Nome do Estudante: Jose Mauricio de Lima.

RGM: 13300750.

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola.

Ano/Semestre: 2015/05.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Realizei esta observação na Escola Estadual Professora Celestina Valente Lengenfelder , situada na cidade de Francisco Morato/SP, em uma mesma turma em aulas de língua estrangeira na disciplina de Espanhol.

O público alvo que escolhi foi uma turma do ensino médio . Com carga horária aproximada de 100 horas.

Este trabalho foi organizado por ordem das etapas realizadas necessárias para a elaboração do relatório, ou seja, primeiro fiz as observações em sala de aula e colhi todos os dados que cernem ao ambiente de sala de aula, metodologias usadas pelo professor, relações aluno/professor e métodos avaliativos. Após está primeira etapa, pesquisei com a direção da escola: o número do conjunto discente da escola, quantas salas de aula a escola oferece, quais recursos didáticos a escola está disponibilizando para seus alunos, qual seu objetivo e quantos professores estão trabalhando atualmente na escola na área de Línguas Estrangeira. Em uma terceira etapa pus-me a elaboração dissertativa deste trabalho de observação.

CONTEXTO ESCOLAR:

A escola mostrou-se um ambiente agradável e bem estruturado, com uma proposta pedagógica bem elaborada e condicente com os parâmetros curriculares de ensino.

A escola é totalmente fechada (muro e grade na entrada principal), com porteiro e com câmeras em seu interior e na área externa do pátio, oferecendo com isso uma maior segurança aos seus alunos e aos profissionais que ali trabalham.

O projeto pedagógico da escola esta baseado nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental e médio e nos parâmetros curriculares criados pelo conselho de educação do município para a educação infantil. Seus principais objetivos são a inclusão social e profissional dos alunos na comunidade e a construção de uma metodologia de ensino onde o aluno possa participar da elaboração e formação de sua educação e capacitação.

A comunidade escolar, em sua maioria, possui características bastante peculiares, pois está composta por uma gama de alunos interessados no processo de apreender, são participativos em sala de aula, apresentam produções de trabalhos bem elaboradas, revelando um censo critico aguçado e um forte incentivo à pesquisa. No que cerne ao ambiente externo a sala de aula, observei que a maioria do conjunto discente se porta muito bem ao transitarem por os acessos da escola (corredores, banheiros, pátio, sala de refeição, laboratórios e biblioteca), principalmente ao acesso do refeitório, o qual ocorre periodicamente para todas as turmas (conforme o turno e a idade do aluno), mostrando-se bastante interessados com a preservação destes ambientes.

Em relação ao conjunto docente a escola está muito bem preparada, pois conta com profissionais capacitados e motivados em relação ao ensino contínuo, estando sempre se atualizando com novas praticas e métodos de ensino. No caso da área de língua estrangeira, na qual fiz está observação, a escola conta com profissionais muito bem preparados para ministrar essa disciplina. Da Professora Dóris Fischer , Professora Sheila Marcondes e Professora Edjane Soades Ferreira que disponibilizaram suas turmas para a realização desta observação, posso dizer que são profissionais bastante competentes e comprometidos com a educação de seu alunato e com a politica pedagógica da escola.

A estrutura física da escola é muito boa, sua construção ocupa o espaço de um quarteirão, localizada no centro da cidade. Possui 15 salas de aulas, distribuídas em dois pisos, térreo e primeiro andar, as salas são bastante amplas, com bons quadros, classes e cadeiras limpas e em boa condição de uso, janelas com cortinas (três a seis em cada sala) e ventiladores de teto (no caso para o verão), a escola é fechada por muros, se mostrando bastante segura, possui rampa de acesso para cadeirantes, espaços para jogos e realização de atividades físicas, praça para as crianças dos anos iniciais do fundamental e do ensino infantil e refeitório.

A escola oferece para seus alunos vários recursos didáticos, como: sala de informática,sala de leitura, sala para apresentação de filmes ou trabalhos no PowerPoint, biblioteca com variedades de gêneros literários e sala de música.

O GRUPO DE ALUNOS:

A turma na qual fiz observação era composta por 28 alunos que variavam entre quinze e vinte anos, a maioria era menor de idade, na faixa etária entre os quinze e dezessete anos. A distribuição de meninas e meninos na sala, conforme a lista de chamada, era relativamente proporcional a cada gênero, tinham em aula 13 meninas e 15 meninos. Na maioria os alunos derivam de classes sociais parecidas, classe media baixa e pobre, exceto quatro alunos que pareciam obter uma ascensão social mais privilegiada. Porém, quase todos os alunos trabalham durante o dia e estudam a noite.

A relação do grupo era muito boa e proveitosa, nesses quatro dias que realizei a observação não presenciei nenhuma discussão entre os alunos no que cerne a problemas pessoais ou de relacionamento, na aula havia alunos de etnias e religiões diferentes e todos interagiam uns com os outros sem demostrarem quaisquer tipo de preconceito ou desconforto com seus colegas. A turma era muito boa de trabalhar, os alunos participavam das aulas instigando diálogos em espanhol e fazendo bastantes questionamentos com a professora a respeito de dúvidas com o conteúdo. Em relação com a aprendizagem, o grupo era bastante interativo e interessado com o processo de aprender, muitos alunos traziam para sala de aulas questões que vivenciavam em seu dia-dia (principalmente no trabalho, pois muitos trabalham na zona da fronteira) no que diz respeito à língua espanhola, como dificuldades em entender certos termos utilizados pelos falantes nativos da língua espanhola que são muito diferentes em sua língua materna.

Os alunos mostraram-se motivados pela aprendizagem de um novo idioma, realizavam as atividades propostas em aula com vontade e comunhão uns com os outros. Geralmente os trabalhos em aula, ou de pesquisa, ao menos os que pude observar, os alunos participavam de todos, entregavam nos prazos corretos e optavam em fazer em pares ou grupos maiores para poderem praticar a oralidade do idioma em estudo.

Com relação às regras e normas da escola a turma era bem tranquila, respeitavam a dinâmica da escola, se portavam muito bem quando acessavam algum material didático oferecido pela escola, zelando por aquele material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com