TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 Literatura

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

OBRAS INOVADORAS E CONTINUADORAS – Suas Diferenças

A leitura se faz muito importante em nossas vidas, através dela podemos aprender,  ensinar e conhecer outras culturas. A sua grandiosidade deve  ser compreendida  como uma leitura que permita a viagem no mundo da imaginação, tão presente na infância.

A Literatura Infantil surge entre os séculos IX e X na Europa, com narrações  orais povos. Essas histórias eram  sobre vivências do cotidiano das pessoas, que foram  sendo trasmitidas  para outros povos, se modificando de acordo com a sociedade e a época.

Somente no século XVII é que se inicia uma preocupação com uma literatura para crianças. Começou a produção da escrita de livros com histórias adaptadas pelos escritores, que mais tarde, se tornaram sinônimo de Literatura Infantil: La Fontaine, Fénelon, Charles Perrault, Grimm e Andersen.

A concepção de infância foi se modificando conforme os anos passaram, de acordo com cada sociedade da época; as crianças constroem o seu conhecimento interagindo com outras pessoas, com o meio em que vivem. O conhecimento se constitui de um intenso trabalho de criação e significação.

Com o passar dos anos a sociedade foi mudando alguns conceitos sobre os contos. Foi adaptando  e inovando as histórias de acordo com o contexto atual vivido.

Já as histórias continuadoras são as que começam em um determinado tempo e acaba em um outro. Ex; Sagas de livros onde a mesmo história tem continuidade em 4 edições.

DIFERENÇAS ENTRE OS CONTOS

Observamos que no conto original da ‘’CHAPEUZINHO VERMELHO’’ encontramos uma menina frágil, obediente, onde o personagem ameaçador era o lobo. Onde perseguia essa menina doce e boa que tinha por função principal chegar na casa de sua vovó e cuidar dela.

Já no conto adaptado e atualizado essa menina frágil não existe mais. Chapeuzinho agora sabe se cuidar e se defender sozinha sem pedir socorro ao caçador. O lobo virou a vítima dessa  história. Podemos encontrar, na sua quase totalidade, a intervenção do elemento maravilhoso, importante fator que integra o pano de fundo da narrativa e serve como mecanismo para conquistar o leitor e organizar a realidade por meio da fantasia. Embora aparentemente distante da realidade, tal estratégia confirma a necessidade de se passar por determinadas situações para conquistar a identificação do público infantil e, principalmente, para suprir os mais variados níveis de carência, sejam eles de ordem afetiva, social, financeira, religiosa, além de explicar fenômenos da vida, inexplicáveis pela lógica, por meio de uma linguagem simbólica.

Por outro lado, a literatura infanto juvenil contemporânea se constitui  com a presença de personagens caracterizados de forma mais próxima à realidade, fato que pode servir como forma de atração e identificação por parte do público leitor, possibilitando, dessa forma, uma maior compreensão do mundo que o cerca, tendo em vista que o texto literário se inscreve de maneira direta na realidade vivida.  se mostrando um personagem bonzinho...

CHAPEUZINHO EM SUA VERSÃO ORIGINAL SENDO VÍTIMA.

[pic 1]

CHAPÉUZINHO NA VERSÃO ATUALIZADA SENDO SUSPEITA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (177.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com