TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil Atps Etapa 2

Dissertações: Literatura Infantil Atps Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Literatura Infantil Etapa 2

As obras de chapeuzinho vermelho, em nossas pesquisas foram observadas que os contextos gerais das historias são as mesmas, o que muda é o final, ou seja, a mensagem que se tem por objetivo transmitir. Em épocas antigas os contos não eram inocentes, eles normalmente tinham um final trágico, medonhos e sangrentos, diferentes dos contos mais recentes, que possuem um caráter, dócil e inocente, com finais lindos e felizes. O conto de chapeuzinho vermelho tem varias versões inclusive a que o lobo devora de forma sangrenta, depois de ter colocado em uma armadilha, como também devora a vovó da mesma forma, bem estilo animal, arrancando pedaço a pedaço. Diferente da atual versão onde o lobo, ‘seduz’ chapeuzinho, descobre para onde ela vai, pega um atalho e chega antes, devora as duas, porém o lenhador as salva, e coloca pedras na barriga do lobo enquanto dormia e todos acabam vivos e felizes para sempre. Como também existe uma versão mais quente da historia, aonde chapeuzinho vermelho vai levar o lanchinho da vovó, encontra o lobo e vira o lanchinho dele, refletindo sexualidade, nas falas sempre ficam claras as frases de duplo sentido.

Atualmente foi criada uma nova versão, onde existe um pouquinho de todas as outras, tanto a parte inocente como as traições, sexo, mentiras e mortes, a Menina da capa vermelha tem como característica principal a classificação de idade, pois ela não é voltada para o publico infantil, mas sim o juvenil.

Como também existe uma versão cinematográfica, de chapeuzinho voltado para o infantil, onde os personagens participam de uma investigação policial e o inocente coelhinho é o culpado do crime, o lobo mal é bom e amigo da chapeuzinho, e na continuidade a vovó é uma espia que luta, e chapeuzinho uma heroína, em alguns momentos prepotente, convencida e teimosa.

Logo analisando as versões, analisamos que os contos são readaptados conforme a época, ou seja, cada uma tem suas influencias, sejam elas, éticas, sociais, religiosas, com punições, ou pornográficas. Porém todas terminam com uma lição de moral, para refletimos sobre os fatos incorretos, que envolve a moralidade das épocas, ou com mensagens que assustavam as mocinhas e mocinhos, com intuito reflexivo, demonstrando que tem uma reação.

Com o aparecimento destas novas versões/traduções, notavam-se algumas diferenças peculiares no decorrer da historinha, entre a versão original e as versões traduzidas, ou seja, os tradutores fizeram estas modificações que foram indispensáveis para que houvesse receptividade por parte dos leitores das diferentes origens e/ou culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com