TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO CRÍTICO: PRECONCEITO LINGUISTICO

Por:   •  1/10/2018  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO CRÍTICO: PRECONCEITO LINGUISTICO

O livro “Preconceito Linguístico”, do autor Marcos Bagno, expõe os oito mitos em relação à linguagem e suas normas. A partir disso, ele descreve e rebate cada uma dessas lendas, as quais são consideradas preconceituosas, pois não possuem evidências cabíveis para suas constatações. Destacando que, existem diversas variações de linguagem no Brasil, e que, por isso, não é certo considerar apenas uma delas como correta.

 É fácil perceber que Bagno, defende que a linguagem não pode ser considerada como única, posto que no Brasil, existem diversas formas de falar, cada estado possui pronúncias diferentes. Ou seja, todas as formas de linguagem devem ser consideradas corretas, não apenas a de acordo com as normas linguísticas derivadas do português de Portugal. Já que o Brasil possui suas variações de linguagem, tanto pela presença das línguas de muitos países em seu desenvolvimento, como também pela falta de acesso a norma culta pela maioria da população de níveis de classes sociais baixas, ou seja, que não possuíram acesso a escolaridade. A língua, por ser descendente do português de Portugal, é considerada muitas vezes como difícil para as pessoas que tentam aprendê-la, mas não é que a língua seja complicada, são os conjuntos de regras da escrita vindas de Portugal que a confunde, porque o que é falado no Brasil não é igual ao que é falado em sua antiga metrópole. O brasil se tornou um país de uma variação linguística surpreendente, por isso deveria possuir suas próprias normas, sem derivações.

Por ser uma língua muito trabalhada, é fácil observar o preconceito exposto quando se trata da variabilidade linguística. No Brasil, toda língua diferente do padrão é vista como esquisita e incorreta; geralmente, a língua falada pela maioria da população que não teve acesso à educação formal, (logo, não tiveram acesso as normas cultas exigidas para falar bem, da forma exigida pela sociedade). A qual defende, erroneamente, que para uma boa ascensão social, é necessário ter domínio dos conceitos da linguagem que eles denominam como correta.

Em virtude do que foi mencionado por Marcos Bagno nos oito mitos elencados, concluise que não existe uma linguagem certa e nem superior a outra. É preciso respeitar as variabilidades presentes, e que nenhuma delas seja considerada incorreta, mas sim diferente. Após discursões e debates feitos por Bagno sobre o preconceito linguístico, é possível afirmar que as ideias abordadas por ele, ao desmentir todos esses mitos, são verídicas. Dessa maneira, a leitura dessa obra foi vista como significativa, pois, contribui para o desenvolvimento do senso crítico, estimulando a abertura de novas opiniões e de novos pontos de vista, assim, ajudando na evolução profissional de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com