TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fahrenheit 451

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Nove de Julho

Fabiano Marinho Cavalcante

Jéssica Karina Moraes da Silva

Marina do Nascimento Jesus

Paulo Tomaz da Silva Junior

Rafael Yuri Spagiari

Renan Cozer dos Santos

Victor David Rodrigues da Silva

Fahrenheit 451

São Paulo

23 de Novembro de 2010

Universidade Nove de Julho

Fabiano Marinho Cavalcante RA: 910121380

Jéssica Karina Moraes do Silva RA: 910115428

Marina do Nascimento Jesus RA: 9101154527

Paulo Tomaz da Silva Junior RA: 9101123595

Rafael Yuri Spagiari RA: 910114314

Renan Cozer dos Santos RA: 910117339

Victor David Rodrigues da Silva RA: 910117292

Fahrenheit 451

 Pesquisa do Livro Fahrenheit 451

Apresentado à disciplina de

Leitura e Produção

Textual

Professora: Maria A. Salim

São Paulo

23 de Novembro de 2010

Apresentação

Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar as idéias, opiniões do grupo a partir da leitura e interpretação do livro Fahrenheit 451.

Com pesquisas e discussões sobre o tema, o grupo elaborou textos comparativos, fez comentários relacionando a sociedade fictícia, antiga e a atual descrevendo as situações, dando exemplos fazendo uma analise sobre todos os acontecimentos a cerca do livro.

Sumário

  1. Resumo da Obra                                                                                           05
  1. Analise Histórica                                                                                          06
  1. Analise Sociológica                                                                                      08
  1. Analise Política                                                                                             09
  1. Analise Critica da Obra                                                                                11
  1. Referências Bibliográficas                                                                            12

Resumo da Obra

O livro conta a trama de um bombeiro, que ao contrário do convencional queimava objetos ao invés de apagar incêndios. Os objetos por ele queimados eram os livros.

Como todo romance, o bombeiro Guy Montag conhece uma bela jovem por quem se apaixona não pelos padrões normais, da beleza e sim pelo seu intelecto, pela sua sede do conhecimento, uma jovem tão distinta, mais que para ele despertava uma grande  curiosidade. Clarisse McClellan a bela jovem com suas histórias e os seus devidos indaga mentos, começam a encantar Montag, de uma forma diferente, o nobre bombeiro sente uma  vontade que não se sabe de onde vem  de saber o que há de tão envolvente no mundo da garota.

Para alavanca ainda mais esse a história de Montag, ao cumprir mais um chamado do corpo de bombeiros que deveria ser igual a todos os outros que ele já havia atendido, ele se depara com uma senhora que não se importou em morrer junto aos livros, aquilo deixa o bombeiro tão intrigado que ele se convence a ler o que há escrito nos livros, o que tão especial há para que aquela senhora abandonasse sua própria vida por conta de escritos que eram pregados a sociedade como coisas vazias inúteis capazes de trazer a infelicidade.

A partir de então a história toma um novo rumo onde o bombeiro, já não quer mais queimar os preciosos livros, e sim “devora – los”, numa sede de conhecimentos sem fim, e numa idéia maluca resolve esconder parte dos livros que deveriam ser queimados em sua casa, onde vive com sua mulher Mildred.

 A esposa de Montag assim como todos daquela sociedade vive em frente a uma gigante TV chamada de família onde ela pode interagir com os programas, uma mulher viciada em remédios para dormi, que ao perceber o que o marido está fazendo se põe no direito de entregá-lo pensando somente em si em sua fantasiosa felicidade que está na gigante parede falante. Nesse instante do livro Guy Montag se depara com uma situação em que está sem família e foragido, por conta de assassinatos que ele cometeu contra o chefe de bombeiros, e seus colegas que eram contra suas idéias de roubar livros e de estudá-los adquirindo conhecimentos.

Com todas as reviravoltas sofridas por Montag, ele encontrou um amigo que o ajudou há entender um pouco sobre os livros, Faber um velho professor aposentado, que até o auxilia no momento de sua fuga. Por fim Montag se torna um herói do saber, em uma sociedade que após a guerra tem a oportunidade de se reestrutura e mudar seus pensamentos quanto aos conceitos da boa leitura.

Analise Histórica

A trama de Guy Montag e seus companheiros podem ser comparados facilmente a diversos marcos da história da vida real.

Um regime que é bastante parecido com a sociedade descrita foi o Totalitarismo que tem como base de governo um único individuo que domina todo o Estado, como Adolf Hitler na Alemanha com o seu Nazismo. O que nos remete a historia fictícia e esse período é o fato da existência de uma política de intolerância a quaisquer manifestações contrarias as suas formas de política. Desta forma, muitos dos cidadãos da época foram presos, torturados, mortos cruelmente por conta de suas ideologias contrárias ao regime instalado. No livro também notamos um pouco desse Totalitarismo como na parte em que não eram permitidos a leitura dos livros, e se houvesse a quebra dessa lei o cidadão deveria ter sua casa e seus livros queimados e deveria ser preso por estar agindo fora das leis, e também a parte em que Montag é perseguido pelo sabujo mecânico justamente por infringir regras, mesmo quando ele consegue fugir a “policia” da época faz para a população a simulação de sua morte para que isso fosse visto como exemplo do não cumprimento das regras estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com