TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilidade

Resenha: Fertilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Antes de começar a ler este livro...

O momento da descoberta da infertilidade é das experiências mais difíceis na vida de um casal. Cada um vai vivenciar a sua própria maneira. Alguns vão suportar a dor com mais facilidade. Outros necessitarão de maior suporte emocional.

Com a infertilidade, como em quase tudo na Medicina, não existe um regra idêntica para todos. Cada situação é única.

Explico.

Em alguns casais a jornada do espermatozóide e do óvulo apresenta fatores que impedem os dois atores da vida se encontrem e formem um novo ser. Em outros, a jornada se inicia, mas não é finalizada por variadas razões. E, ainda, existem aqueles casais em que o óvulo e o espermatozóide conversam “olho no olho”, mas a química necessária para a junção e a formação da vida não acontece.

Existem várias razões ou combinação delas levando alguns casais a não engravidarem. Geralmente, os conduzem a tomarem uma dessas decisões:

• Desistir;

• Manter a esperança e continuarem tentando por conta própria, sem êxito;

• Canalizar a esperança e buscarem ajuda de um profissional

qualificado.

Este livro foi escrito para os optantes da terceira alternativa.

Não pretende ter a resposta para todas as dúvidas, nem discorre em detalhes técnicos os aspectos da Reprodução Humana. É um livro escrito de maneira objetiva, descontraída e prática e busca oferecer explicações de maneira acessível.

Desejo lhes oferecer esperança, mas jamais uma falsa esperança.

Este livro é antes de tudo uma mensagem da mistura de esperança e realidade.

“A verdade é que vocês podem”.

César Pinheiro

Não conseguimos engravidar, e agora?

-É necessário apenas um espermatozóide e um óvulo para formar um bebê, mas a fertilidade envolve muito mais que apenas isso...

Se você e seu esposo vêm tentando formar uma família sem sucesso fique sabendo: vocês não estão sozinhos. Aproximadamente um em cada seis casais tem problemas para engravidar. No Brasil, recentes estimativas relatam existir cerca de 10 milhões de casais com dificuldade em engravidar.

Fato: a espécie humana tem uma baixa taxa de fecundidade (a capacidade de engravidar). Um “casal perfeito” com a mulher com menos de 36 anos tendo uma média de duas a três relações sexuais por semana terá a probabilidade de apenas 20 por cento de engravidar ao final de um mês. Isto é o “top” da natureza.

Desse modo, o casal que até há pouco estava vivenciando a experiência de evitar filhos se vê frustrado em não conseguir engravidar. Assim, a realização que julgavam ser extremamente fácil de alcançar, de súbito, não acontece. Vem então as sensações de raiva, frustração e medo.

Outro fato: não existe o homem ou a mulher infértil. O casal é infértil. Este talvez seja o paradigma mais importante. Não se trata isoladamente de um parceiro, mas dos dois.

Para compreender as causas da infertilidade é necessário compreender um pouco a fertilidade – a possibilidade de fazer um bebê espontaneamente.

Pois bem.

Para iniciar uma família você precisa estar saudável, seus hormônios devem funcionar adequadamente e ainda a produção de espermatozóides e óvulos deve estar ocorrendo adequadamente.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com