TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis hábitos Que Prejudicam A Fertilidade Masculina

Seminário: Seis hábitos Que Prejudicam A Fertilidade Masculina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Seminário  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Seis hábitos que prejudicam a fertilidade masculina

Obesidade e tabagismo podem fazer a qualidade do esperma piorar.

Que os homens cuidam menos da saúde, isso já está provado e comprovado por várias pesquisas. A última delas, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, evidencia que 79,4% da população masculina autoavalia sua saúde como boa ou muito boa e, por isso, não acha necessário uma visita ao médico. E não é só o coração ou a pressão que saem prejudicados com a omissão. Alguns maus hábitos que a ala masculina costuma ter pode trazer consequências diretas para a fertilidade.

A Organização Mundial de Saúde define um nível normal da concentração espermática como sendo aproximadamente 20 milhões/ml ou mais. Abaixo disso já é considerado preocupante para a saúde masculina. Veja abaixo o que colabora para a má qualidade dos espermatozoides.

Obesidade

Um estudo recente feito pela Fertility and Sterlity descobriu que os obesos tendem a ter uma contagem de esperma baixa em comparação aos homens mais magros, pois o alto nível de gordura corporal está associado à mudanças no conjunto de proteínas que permite a sobrevivência e função do espermatozoide. E não é só isso. Além de serem em menor quantidade, os que sobram tendem a moverem-se sem rumo, o que dificulta a concepção. "Os testículos ficam dentro de uma bolsa que precisa ter uma temperatura menor que a do corpo, por isso, o saco escrotal fica pendurado. Só que quando o homem tem muito tecido adiposo, as partes do corpo ficam em contato com o saco escrotal e acaba elevando a temperatura da região, prejudicando a qualidade do espermatozoide", explica o urologista Carlos Gobbo, da Unesp.

Excesso de bebida alcoólica

Se você estiver pretendendo ter um filho, é bom maneirar na bebida. O especialista Carlos Gobbo explica que o álcool em excesso está associado à diminuição da testosterona e, portanto, diminuição no volume do sêmen. Por isso, quanto mais álcool for ingerido e mais longo for o período de abuso, maior será o comprometimento da fertilidade.

Tabagismo

Tudo que é em excesso é ruim, mas no caso do cigarro, o menor sinal já é responsável por alterações na qualidade do sêmen. Médicos israelitas descobriram que os fumantes apresentam elevadas concentrações de cotinina, uma substância derivada da nicotina e que está presente, inclusive em fumantes passivos. Os homens que possuem uma elevada dose de cotinina apresentam alterações na preparação do esperma e, consequentemente, taxa diminuída de fertilização. Essa pesquisa verificou que, independentemente de a mulher fumar ou não, quando o homem é fumante, a taxa de fertilidade do casal é de apenas 44,9%.

Drogas ilícitas

O uso de drogas ilícitas também possui um efeito diretamente na fertilidade. "As drogas ilícitas podem levar às alterações da condição espermática. A maconha faz o espermatozoide perder a força para subir até a trompa, o que deixa a fecundação impossibilitada", explica o urologista Carlos Gobbo.De acordo com os especialistas, pesquisas mostram que outras drogas, como o crack e a cocaína,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com