TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

PETTER, M. “Linguagem, língua e lingüística”. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Lingüística. São Paulo: Contexto, 2006 pp. 11-24.

  1. UMA BREVE HISTÓRIA DO ESTUDO DA LINGUAGEM

     A autora Margarida Petter explica que a linguagem desperta interesse das sociedades desde a.C. Os hindus começaram a estudar sua língua por razões religiosas onde criaram modelos de análise que foram descobertas nos século XVIII.

  1. O QUE É LINGUAGEM?

       Segundo Saussure, a linguagem engloba vários domínios, na qual ele separa a língua e define que é um sistema de signos. Da língua, ele deprende outro elemento, a fala, a qual analisa uma interdependência de ambas. Ele se especializou na lingüística da língua onde é “considerada uma estrutura constituída por uma rede de elementos, em que cada elemento tem um valor funcional determinado” (p.14)

     Sob a perspectiva de Chomsky, a linguagem é uma capacidade da espécie humana. Por isso, ele divide competência de desempenho. A competência permite ao falante produzir conjuntos de sentenças baseadas em sua capacidade inata durante a infância. Já o desempenho não é só o resultado da capacidade, mas valores e situações vividas por ele.

  1. EXISTE LINGUAGEM ANIMAL?

     Há um estudo sobre a linguagem animal em qual observarmos o sistema de comunicação da abelha. Mas apesar de nessa comunicação haver um sistema de signo, este ainda é bem diferente do sistema de comunicação humana. Pois não há diálogo e sons entre elas, simplesmente usam a dança. Já a comunicação humana é ilimitada. No entanto a comunicação da abelha se trata de um código de sinais e não uma linguagem.

  1. O QUE É LINGÜÍSTICA?

     A Lingüística é uma ciência voltada aos estudos da linguagem verbal humana, Saussure a classificou-a de Semiologia e Pierce de Semiótica, na qual estuda os sistemas sígnicos e as línguas naturais. Portanto buscam explicar os padrões sonoros, gramaticais e lexicais, sem analisar o padrão moral, estético ou crítico.

     A lingüística se desdobra em duas áreas de estudos: a geral e a descritiva. A geral traz conceitos e modelos da analise das línguas e a descritiva oferece informações que afirmam ou negam teorias formadas pela lingüística geral, sendo assim ambas interligadas.

  1. GRAMÁTICA: O PONTO DE VISTA NORMATIVO/DESCRITIVO

     A gramática não considera a existência de diferenças entre língua falada e escrita. Por isso a expressão escrita é um modelo de correção para as formas de expressão lingüística. Assim, o descritivo e normativo da gramática assume uma forma, que é o uso correto da língua.

5.1. Normativo: falsas noções

     Foi comprovado que a língua escrita não serve como modelo para língua falada, na qual não existe língua superior ou inferior que outra, a diferença vem da organização e uso social.

  1. LINGÜISTICA: O PONTO DE VISTA DESCRITIVO/EXPLICATIVO

     A lingüística bipartiu-se em: descritiva (Saussure) analisa e descreve as diversidades do que não é considerado o português padrão, e explicativa (Chomsky) não se prende somente a descrição, mas sim ao uma analise teórica das frases. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com