TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Acadêmico

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto Federal de Brasília campus São Sebastião

Curso: Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa

Aluna: Eudicléia de Oliveira Silva

Turma: 1M2

Disciplina: Oficina de Leitura e Produção de Texto

Professora: Gissele Alves

                         

                                      FICHAMENTO ACADÊMICO

Referencia Bibliografia: “Considerações sobre letramento, escolarização e avaliação educacional”, Rios, Guilherme Veiga (prelo).

Autor:

Doutor em Linguística (Ph. D) pela Lancaster University (2003), Reino Unido. Pesquisador-tecnologista da Diretoria de Avaliação da Educação Básica / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação. Pesquisador-colaborador Pleno do Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade/Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Participa dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (UnB), Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (UFU) e Estudos e Pesquisas em Linguagem e Análise de Discurso Crítica (UnB). Foi professor substituto do Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, em 1999 e de 2005 a 2006, na Universidade de Brasília. Atualmente está como Docente-colaborador no Programa de Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, análise de discurso crítica, alfabetização de jovens e adultos, ensino de língua portuguesa em práticas sociais, e formação continuada de professores de língua portuguesa e linguagens, discurso e identidade na educação. Também tem realizado trabalhos sobre usos pedagógicos de resultados de avaliação educacional em larga escala. 

Resumo:

 O texto expõem os diversos significados do termo ‘letramento’ em autores nacionais (Kato, 1986; Tfouni, 1988; Kleiman, 1995; Soares, 1998) e estrangeiros (Gee, 1990; Street, 1993; Barton, 1994; Baynham, 1995; Barton e Hamilton, 1998; 2000), relacionando alguns deles ao conceito de escolarização. Na segunda parte do texto, pretendo mostrar algumas relações entre esses conceitos e a natureza dos instrumentos que compõem a avaliação da educação básica em nível de governança federal, notadamente a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), o Exame Nacional de Certificação de Competências em Educação de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Citações:

O debate sobre letramento, sua relação com a escolarização e sua avaliação tem sido crescente nos últimos dez anos no Brasil.(pág.1).

Comentários:

No Brasil nos últimos tempos muito tem se discutido a polemica sobre letramento, e sua relação com a escolarização.

Citações:

Em 2000, foi criado o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), uma iniciativa pioneira do Instituto Paulo Montenegro para levantar estatísticas de usos variados de leitura e escrita da população brasileira[1], que se diferenciasse dos censos escolares e de uma concepção absoluta sobre o “analfabetismo funcional” (a capacidade mínima de uso da escrita, como por exemplo, para assinar documentos). (pág.2).

Comentários:

Conforme o texto, esse indicador de alfabetismo funcional, tem a função de verificar os níveis de capacidade que os indivíduos que não estão na escola, possuem de compreender textos simples.

Citações:

O termo letramento apresenta dois sentidos:

O letramento como um campo de estudos;

O letramento como um processo ocorrente na vida social. (pág.2).

Comentários:

Entende-se o letramento como um campo de estudos onde as pessoas são alfabetizadas nas escolas. E o letramento como um processo ocorrente na vida social, refere-se às pessoas que não são alfabetizadas, mas nem por isso, elas deixam de ser letradas.

Citações:

Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. (pág.6).

Comentários:

 Segundo o texto, a escola funciona como uma agência de letramentos, onde os estudantes aprendem a decodificar os códigos linguísticos. E aprendem também a interpretá-los.

Citações:

Essa dificuldade e impossibilidade devem-se ao fato de que o letramento cobre uma vasta gama de conhecimentos, habilidades, capacidades, valores, usos e funções sociais; o conceito de letramento envolve, portanto, sutilezas e complexidades difíceis de serem contempladas em uma única definição. (pág.6).[pic 2]

Comentários:

O termo letramento nos da uma infinidade de possibilidades de sentido, pois ele abrange vários campos de conhecimentos.[pic 3]

Citações:

O letramento é, acima de tudo, uma tecnologia ou conjunto de técnicas usadas para a comunicação e para decodificação e reprodução de materiais escritos ou impressos: não pode ser considerado nem mais nem menos que isso (Graff, 1987, p. 18-19). (pág.6).[pic 4]

Comentários:

Dessa forma, observamos que não é preciso ser alfabetizado para ser letrada, uma pessoa, por exemplo, pode não saber decodificar os códigos da linguagem escrita, no entanto, pode muito bem realizar diversas atividades em sua comunidade, como recitar cordéis, poesias, fazendo uso do conhecimento adquirido através da observação e da oralidade.

Citações:

O sentido ‘normal’ da palavra ‘letramento’ (‘a habilidade de ler e escrever’) situa o letramento na pessoa individual, em vez de na sociedade da qual essa pessoa é integrante. (pág.8).

Comentários:

Entende-se por letramento normal, os indivíduos que sabem ler e escrever.

Citações:

As práticas de letramento são as formas culturais gerais de utilização da língua escrita que as pessoas lançam mão em suas vidas. (pág.10).

Comentários:

Essas práticas de letramento servem principalmente para a linguagem escrita.

Citações:

As avaliações do letramento que têm sido feitas no Brasil são a censitária por autoavaliação do respondente, por meio de perguntas simples sobre sua capacidade de ler e escrever, e a por amostragem, e também censitária, por meio do desempenho em testes aplicados no próprio ambiente escolar. Assim, o que se tem é uma avaliação do letramento escolar. (pág.14)

Comentários:

Nesse trecho observa-se que esses testes foram feitos no próprio ambiente escolar. Portanto não foi levado em conta, os indivíduos, que estão fora desse ambiente,mas que de alguma forma são letrados.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com