TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Substantivo

Casos: Formação De Substantivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Os substantivos, junto com objetos diretos, indiretos, agentes da passiva e expressões seguidas por preposições são a base para se construir estruturas nominais na gramática tradicional. Formar substantivos consiste em formar estruturas para nomear os seres e as coisas. Na morfologia podemos categorizar o substantivo quando o gênero e numero, concordando com seus modificadores e determinantes. Mesmo as palavras assumindo características que as definem em determinadas classes gramaticais sempre existe a possibilidade de formarmos outras palavras a partir delas, formando assim palavras de outras classes gramaticais. No caso dos substantivos chamamos de processo de substantivação.

Existem três motivações principais para formar substantivos a partir de verbos: a função denotativa, a motivação gramatical e a motivação textual. Na primeira formam-se substantivos para denotar o significado verbal fora da predicação em uma frase como um conceito em si, como se pode ver no exemplo: “O professor começou a explicação”, aonde o substantivo explicação veio do verbo explicar. Na motivação gramatical o substantivo é formado quando, em uma estrutura que se exige o uso de um substantivo, possibilita-se o uso de um verbo. A composição é feita por um verbo de suporte e um verbo nominalizado assim como no exemplo: “João deu um pulo e caiu na piscina”, onde vemos o verbo de suporte “deu” e o verbo nominalizado “um pulo”, substituindo o verbo pulou. A motivação textual utiliza o substantivo derivado do verbo para fazer referência a uma estrutura verbal anteriormente mencionada no texto, através de uma única palavra, na forma de anáfora. Exemplo: A faculdade implantou o método de admissão por bolsas. A implantação ajudará muitas pessoas que querem estudar. A palavra implantação substitui todo período anterior, evitando assim, a repetição do termo. Na desverbalização ocorre a nominalização do verbo, e nesta nova estrutura, já não se faz mais necessário o uso das categorias gramaticais obrigatórias na construção de uma oração. Neste caso, definir o modo, tempo verbal ou o agente se torna apenas uma informação.

Existem dois principais processos de formação de substantivo a partir do verbo, pode se ocorrer por meio da sufixação ou da tradicional derivação regressiva. A sufixação consiste na adição do sufixo ao radical de acordo com a necessidade semântica, os sufixos mais produtivos são; -ção, -mento, -da, e -agem. No caso da estrutura [verbo-da] são nominalizações de verbo de movimento. Essa estrutura também é usada como elemento atenuador do verbo na língua falada coloquial e possui grandes possibilidades de novas formações. Na frase: precisamos esclarecer as nossas dúvidas, ao utilizarmos da formação de sufixação a frase passa a ser: o esclarecimento das nossas duvidadas é necessário. Na derivação regressiva as formas mais utilizadas frequentemente são; [V-a]N, [V-o]N, [V-e]N. Porém essas formações apresentam características difíceis de identificar quais formas consideramos deverbais, ou seja, derivações regressivas. As formações mais tradicionais ocorrem com o apoio na vogal-a, e as formações baseadas na vogal-o são de caráter momentâneo e giriático Um exemplo seria a frase: essa noite vai agitar que após a derivação regressiva se torna: nós adoramos um agito.

A formação de substantivos a partir do verbo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com