TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educaçao Portfolio

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Educaçao Portfolio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JOYCE SANTOS SOUSA, 959148, LETRAS

ROSA SCHINEIDER DE OLIVEIRA, 956957, LETRAS

DEBORA BEZERRA ALCÂNTARA VIDAL, 955593

CARINA REBELO DA SILVA, 958513

PORTIFOLIO UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

e

ANALISE DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

ALTAMIRA – PA

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JOYCE SANTOS SOUSA, 959148, LETRAS

ROSA SCHINEIDER DE OLIVEIRA, 956957, LETRAS

DEBORA BEZERRA ALCÂNTARA VIDAL, 955593

CARINA REBELO DA SILVA, 958513

PORTIFOLIO UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

e

ANALISE DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

ALTAMIRA – PA

2013

Epistemologia Genética

O trabalho do epistemólogo suíço Jean Piaget é, sem dúvida, uma das principais contribuições ao entendimento de como o ser humano se desenvolve.

A Epistemologia Genética proposta é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder à questão não só de como os indivíduos, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. E nesse sentido, ele destaca que a Epistemologia Genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos. Assim, há quatro estágios nos quais os sujeitos passam até o desenvolvimento da capacidade de conhecer.

Os estágios do desenvolvimento

Embora seja a parte mais conhecida do trabalho de Piaget, os estágios são uma consequência das modificações dos Esquemas de Assimilação nos seus aspectos ontológicos e epistemológicos. O que caracteriza determinado estágio é o tipo de Esquema característico usado pelo indivíduo.

Como foi dito mais acima, a ordem em que os estágios se sucedem é um invariante. O fator cultural é importante apenas para determinar a idade em que cada estágio aparece e se desenvolve. Assim, se em determinada cultura certo estágio começa aos 6-7 anos em outra cultura esse mesmo estágio poderá começar antes ou depois. O que importa não é a idade em que eles aparecem, mas sim a sua ordem.

Ao observar três crianças próximas: a primeira de 8 anos a segunda de 6 anos e o terceiro de 5 anos, percebemos os seguintes características de acordo com a Epistemologia Genética:

• A criança de cinco anos, tem paradigmas bem adiantados com relação às funções cognitivas ele tem facilidade em formar questionamentos bem elaborados e refletir sobre respostas e novamente questionar até o entendimento da situação. Já está bem adiantado em relação ao estágio 2 ele já Possui varias características do estágio 3 apesar de ainda está no estágio 2.

• A criança de 8 anos está dentro dos paradigmas propostos por Piaget, portanto este sim já está no estagio 3: operatório completo. dos sete aos onze anos) - a criança começa a construir conceitos através de estruturas lógicas, consolida a observação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento, apesar de lógico, ainda está centrado nos conceitos do mundo físico, onde abstrações lógico-matemáticas são incipientes.

• A criança de 6 anos, ainda tem dificuldades de aprendizado de sistemas mais elaborados, portando estando bem na fase 2 proposta por Jean Piaget denominada Pré-operatório, calcado na constituição ainda incipiente de uma estrutura operatória. a criança inicia a construção da relação de causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.

ANALISE DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Tendo como referencial teórico-metodológico os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) visa avaliar, discutir e aprofundar todo o sistema educacional. A intenção deste documento é, fundamentalmente, retomar o exercício da discussão e encaminhamento do processo de ensino-aprendizagem. Constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho do corpo docente, direção, coordenação e demais funcionários que participam deste ambiente escolar.

Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizado nas decisões dos projetos educacionais e empreendido na Escola. Tendo em vistas estes conceitos analisamos o PPP da Escola EMEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com