TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçao de linguagem

Por:   •  1/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO__________________________________3

2 – ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO__________________3

3 – FUNÇÃO DA LINGUAGEM________________________4

3.1 – FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA_________4

3.2 – FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA______________4

3.3 – FUNÇÃO CONATIVA OU DE APELO_______________5

3.4 – FUNÇÃO FÁTICA______________________________5

3.5 – FUNÇÃO METALINGUISTICA____________________5

3.6 – FUNÇÃO POÉTICA____________________________5

4 – BIBLIOGRAFIA_________________________________7

1 – INTRODUÇÃO

        Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos como nossos semelhantes por meio da linguagem. A mesma permite-nos revelarmos nossos sentimentos, expressamos nossas opiniões, trocamos informações no intuito de ampliarmos nossa visão de mundo, dentre outros benefícios.

        A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.

2 – ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

        Ao elaborarmos uma redação, precisamos ter em mente que estamos escrevendo para alguém. Enquanto a redação literária destina-se à publicação em jornal, livro ou revista, e seu público é geralmente heterogêneo, a redação para vestibular tem em vista selecionar os candidatos cuja habilidade discursiva toma-os aptos a ingressar uma vida acadêmica.

        Seja um texto literário ou escolar, a redação sempre apresenta alguém que o escreve, o emissor, e alguém que lê, o receptor. O que o emissor escreve é a mensagem. O elemento que conduz o discurso para o receptor é o canal (no nosso caso, o canal é o papel). Os fatos, os objetos ou imagens, os juízos ou raciocínio que o emissor expõe ou sobre quais discorre constituem o referente. A língua que o emissor utiliza (no nosso caso, obrigatoriamente, a língua portuguesa) constitui o código.

        Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente.

Nesse mecanismo temos:

Num CONTEXTO,

o EMISSOR (codificador) elabora uma MENSAGEM,

através de um CÓDIGO,

veiculada por um CANAL

para um RECEPTOR (decodificador)

3 – FUNÇÕES DA LINGUAGEM

        A ênfase num elemento do circuito de comunicação determina a unção de linguagem que lhe corresponde:

[pic 1]

        Cada um desses seis elementos determina uma função de linguagem. Raramente se encontram mensagens em que haja apenas uma; na maioria das vezes o que ocorre é uma hierarquia de funções em que predomina ora uma, ora outra.

3.1 – FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA

        Observa-se o referente com predominante. Indica a significação básica, ou seja, a significação propriamente dita. É objetiva.

Exemplo: O escritor e teórico da comunicação Marshall McLuhan morreu no dia 31 de dezembro de 1980, em sua residência, aos 69 anos.

3.2 – FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA

        É concentrada no remetente e “visa a uma expressão direta da altitude de quem fala em relação àquilo de que está falando”. Mostra a impressão de certa emoção, verdadeira o simulada. Indica os estados de alma, a atitude de alguém diante de um fato. Representa, em síntese, uma exteriorização psíquica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com