TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero Textual

Trabalho Universitário: Genero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 8

Michel Lima Virginio

Elves Sampaio Barreto

Jose Rarisson Silva do Amaral

Francisco Eremilson Medeiros de Almeida

Professora Mestre Simone Cordeiro

Universidade Federal do Acre- UFAC

Graduando do Curso de Español

02/setembro/2013

RESUMO

O paper ora apresentado fará uma abordagem da propaganda televisiva tratando-a como gênero textual. Para tal, utilizaremos como base teórica principal a proposta de Mikhail Bakhtin (1997) apresentada na obra “Estética da Criação Verbal”. Sabendo que os gêneros textuais são infinitos e não seria possível a realização de uma análise geral sobre o assunto, escolhemos trabalhar somente com o gênero propagandas televisivas, pela dinâmica própria do estilo e o seu poder das palavras. Vale ressaltar que nosso intuito é mostrar as semelhanças e diferenças existentes dentro de um mesmo gênero. Logo, levamos em consideração a linguagem, contexto e outros recursos que colaboraram para a construção das propagandas em foco. Durante a escrita do trabalho tomamos o cuidado de trabalhar com a publicidade de um mesmo produto, a saber, o veículo “Fusca” versão 1970 e 2013 da empresa Volkswagen. Trata-se de propagandas vinculadas em grande parte da publicidade. Com o intuito de adquirir novos clientes para sua empresa

Palavras-chave: Gêneros textuais. Propagandas. Mikhail Bakhtin.

1. INTRODUÇAO

Atualmente é grande o número de pesquisas e estudos voltados para a questão do gênero textual. De modo geral, os gêneros textuais podem ser caracterizados como estruturas que demonstram diferentes formas de linguagens que circulam socialmente e se manifestam nas diferentes formas; seja oral ou escrita. As estruturas dos gêneros são complexas e ao decorrer do tempo vão de modificando, mas mantendo suas características comuns e assim abrangendo a sua comunicação no dia a dia da sociedade. Os gêneros são manifestações linguísticas de uso social, usadas nos mais diversos campos de atuação como na escola ou no trabalho, bem como no cotidiano das pessoas. Eles têm estilo próprio permitindo aos usuários da língua sua identificação e distinção a partir da observação de características específicas que podemos encontrar em cada um deles.

Os gêneros textuais nos permitem ter um direcionamento maior da interpretação dos textos, já que para identificarmos esses gêneros, temos que dispor de um entendimento sobre a forma como os mesmos são escritos. Essa estratégia de comunicabilidade deve ser buscada e definida tanto da construção do texto como da escolha certa das palavras, para que haja assim uma coerência entre o que se dispõe na composição, seja de uma entrevista, um artigo de opinião, uma notícia, uma crônica, e outros gêneros. Escrever é um ato complexo, o autor precisa pensar no que escrever e como escrever, pois cada gênero textual tem suas características. Entretanto, questões gráficas e de gramática é fundamental na composição dos mesmos.

Propomos com este trabalho apresentar uma análise sobre vídeos publicitários com intuito de mostrar as diferenças linguísticas de gerações, pois cada momento da sociedade dependendo da época à algumas variações, nosso objetivo será através dessa dinâmica tornar mais evidente para cada um, como diferenciar este gênero dos demais.

Nós utilizamos como metodologia, para a realização deste, a leitura de alguns teóricos que trabalham com a questão dos gêneros textuais na atualidade. Contudo, principal para a seleção do gênero analisado, partimos da observação de Bakhtin, e com suas ideias analisamos duas propagandas.

2. GENEROS TEXTUAIS

Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados em nosso dia a dia usado no meio cultural e social sendo classificados como entidades sócias discursivas e formas de ação social em qualquer situação comunicativa, ou seja, qualquer forma de entretenimento entre o falante e ouvinte e feita através de gêneros. Os gêneros textuais se apresentam de varias maneiras sendo assim, narrativos, descritivo e dissertativo. Com o surgimento de varias outras formas de comunicação com o intuito de agilizar as informações criou-se uma rede interligada mundialmente chamada de internet e denominada de cultura eletrônica, foi-se formando gêneros novos que sempre estão em mudança sendo usado tanto na oralidade como na escrita.

Segundo Bakhtin (1997, p 265), os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados nas diversas esferas da atividade humana. Entre esse gênero podemos destacar os tipos textuais que são as ferramentas que estão a disposição do falante, sendo por eles escolhidos da maneira que melhor lhe convém para no processo de comunicação auxiliá-lo na sua expressão linguística. Segundo Bronckart (1999, p 84) “a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização”. Portanto consideram- se exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditório, bulas, cartas, comédias, histórias, mensagens, notícias e muitas outras formas usadas no cotidiano.

2.1 GENERO PROPAGANDA

A propaganda pode ser construída tendo como base ao menos três tipos de linguagem: o texto, a imagem e o som. Geralmente os comercias que passam na televisão utilizam esses três elementos. Entretanto, nem sempre se observa a presença dos conjuntos desses três elementos, pois isso depende muito dos recursos do que os meios utilizados como: jornais, revista, internet, radio e etc.

Há meios como, por exemplo, o rádio que temos apenas o recurso auditivo. As muitas empresas como jornais, revistas, folders, outdoors permitem a articulação do texto e imagem embora aja propaganda em que um desses dois elementos e omitido ou há predominância de um deles.

A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras, podem ser classificadas como propagandas ideológicas, políticas, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, banners, mídia televisiva, áudio, panfletos, etiquetas entre outros.

Seu objetivo e persuadir os indivíduos mostrar as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com