TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graciliano Ramos

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

Biografia do Autor

Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de Outubro de 1892, na cidade de Quebrângulo em Alagoas, filho de Sebastião Ramos de Oliveira e de Maria Amélia Ferro Ramos. Dois anos depois, a família muda-se para Buíque, Pernambuco, e logo depois volta para Alagoas, morando em Viçosa e Palmeira dos Índios ate 1914. Graciliano estuda, então, e trabalha na loja do pai comerciante.

Em 1914, vai para o Rio de Janeiro, onde mora durante um ano e trabalha como jornalista. No ano seguinte, volta para Palmeira dos Índios e se casa com Maria Augusta Barros, que morre após cinco anos . Graciliano já nessa época, escreve para jornais e trabalha no ramo comercial.

Um tempo aós a morte de sua mulher, casa-se com Heloísa Medeiros. O casório ocorre em 1928, no mesmo ano em que é eleito prefeito de Palmeira dos Índios, cidade que seria o local do nascimento de seu primeiro romance.

Em 1930, renuncia à prefeitura e vai para Maceió, onde é nomeado diretor da Imprensa Oficial, porém ele se demite e volta para Palmeiras dos Índios, onde funda uma escola e escreve a obra São Bernardo.

Em 1933, é nomeado diretor da Instrução Pública de Alagoas e volta a Maceió. Sua carreira é interrompida em 1936, quando é demitido por motivos políticos. Nesse mesmo ano, publica o romance Angústia e acaba sendo preso e enviado para o Rio de Janeiro. Esse meio tempo em que esteve preso gerou mais tarde outra obra: Memórias do Cárcere.

Ao sair da prisão, em 1937, passa a morar no Rio de Janeiro, onde escreve para jornais. No ano seguinte, publica a obra Vidas Secas.

Em 1939, é nomeado Inspetor Federal do Ensino.

Somente em 1945, ele entra para o Partido Comunista Brasileiro e sete anos depois, faz uma viagem a Checoslováquia e à União Soviética.

Graciliano Ramos morre em 20 de março de 1953.

Suas obras:

Romances

Caetés (1933)

São Bernardo (1934)

Angústia (1936)

Vidas Secas (1938)

Contos

Insônia (1947)

Alexandre e Outros Heróis (1962)

Memórias

Infância (1945)

Memórias do Cárcere (1953)

Crônicas

Linhas Tortas (1962)

Viventes das Alagoas (1962)

Viagens

Viagem (1954)

Resumo do Enredo

A história inicia-se em 1940 com uma família pobre do sertão nordestino em busca de um lugar para sobreviver. Exaustos, o chefe da família Fabiano, sua mulher Vitória, seus 2 filhos e o cachorra Baleia encontram uma casa e passam a noite, já que ela estava aparentemente abandonada.

De repente chega o dono da fazenda e ameaça expulsar a família da fazenda. Fabiano acaba implorando para trabalhar alí, ficando desse modo na fazenda.

Um ano depois, Fabiano, já é o empregado da fazenda e cuida dos animais como vaqueiro, porém não recebe o salário suficiente por todo trabalho pesado que realizava.

Indo a cidade, Fabiano e a família vão à uma festa regional e Fabiano ao convite de um soldado vai jogar baralho com uns apostadores, apostando todo o seu salário e no momento que percebe que está perdendo no jogo, sai e é abordado pelo soldado, que faz suceder uma discussão entre eles.

O soldado chama a polícia e eles o prendem, acusando-o injustamente, e o agridem com um facão.

A mulher e as crianças sentindo sua falta pernoitam na calçada e no dia seguinte vêem o dono da fazenda e o padre indo em direção a prisão. O padre liberta Fabiano da prisão.

O tempo passa e a família fica cada vez mais pobre, pois Fabiano gasta todo seu dinheiro no jogo, fazendo sua mulher se revoltar.

A seca castiga cada vez mais os animais e por isto, Vitória quer fugir da fazenda.

A família organiza uma mudança e Fabiano sacrifica Baleia devido uma doença que possuía, e por dó da cachorrinha (não queria que ela ficasse sofrendo). Nisso as crianças choram muito a perda do animal.

Por fim, Fabiano e a família saem em retirada e o sertão continua a mandar para a cidade pessoas fortes, brutas como Fabiano, Sinhá Vitória e os meninos.

Personagens

Fabiano

Branco, ruivo, de olhos azuis, Fabiano é homem sofrido pela vida. É um vaqueiro, ofício exercido pelos seus antepassados, seguido por ele e que seus filhos também apreciam.

Acha-se um bicho, quando faz uma auto-análise; fuma e está de certa forma contente por ter achado um bom lugar para ficar.

Um de seus maiores problemas é a linguagem, uma coisa que ele quer dominar, porém não consegue. Mesmo assim, tenta de uma forma bem “ignorante” imitar o vocabulário que possui Tomás da Bolandeira.

Sinha Vitória

Mulher de Fabiano, sofrida, mãe de 2 filhos, lutadora e inconformada com a miséria em que vivem, trabalha muito na vida.

Por ser tão inconformada com essa miséria, Sinha Vitória é considerada uma pessoa muito queixosa, impaciente com os filhos e um pouco “amarga”.

Ela pode ser considerada o cérebro da família, pois é a primeira que consegue perceber a chegada da seca, e as trapaças que o patrão de Fabiano fazia com ele.

Um de seus maiores sonhos de consumo é possuir uma cama como de seu Tomás: uma cama de couro.

Os Meninos

Crianças pobres sofridas e que não tem noção da própria miséria que vivem.

São os "menino mais novo e menino mais velho", os grandes representantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com