TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramática

Ensaio: Gramática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Ensaio  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 10

1. O que é gramatica prescritiva? Exemplifique.

“A visão prescritiva (tradicional) da linguagem não admite mais de uma forma correta”.

A gramatica prescritiva ou normativa apresenta e dita normas de bem falar e escrever, normas para a correta utilização oral e escrita do idioma, prescreve o que deve e o que não se deve usar na língua. Essa gramatica normativa considera apenas uma variedade da língua como válida, como sendo verdadeira, ela trabalha com conceito de certo e errado, é um manual com regras do bom uso da língua. Baseiam-se em geral, mais nos fatos da língua escrita.

Ela admite apenas uma forma correta para a realização da língua, tratando as variações como erros gramaticais. Tem a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo então, a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização da língua materna.

Exemplos: obras literárias consagradas, textos científicos, discursos formais etc.

1- Dê-me um cigarro: temos o pronome “me” colocado depois do verbo.

A regra da gramatica normativa diz que se deve usar a ênclise, ou seja, o pronome deve ser colocado depois do verbo, quando não há nenhuma palavra que atraia o pronome.

2- o verbo deve concordar com o sujeito.

3- far-lhe-ei uma sugestão.

2. O que é gramatica descritiva?

“A abordagem descritiva assumida pela linguística entende que as variedades não padrão português, por exemplo, caracterizam-se por um conjunto de regras gramaticais que simplesmente diferem daqueles da língua padrão”.

Gramatica Descritiva é a que descreve e registra para uma determinada variedade da língua em um dado momento de sua existência as unidades e categorias linguísticas

Existentes, os tipos de construção possíveis e função desses elementos, o modo e as condições de uso dos mesmos.

A gramatica descritiva trabalha com qualquer variedade da língua e não apenas com a variedade culta e dá preferência para a forma oral desta variedade. Podemos então ter gramatica descritiva em qualquer variedade da língua.

É o conjunto de regras que são seguidas, e que orienta o trabalho dos linguistas, cuja preocupação é descrever ou explicar as línguas como são faladas.

Regras que os falantes sabem e que utilizam no dia a dia.

Exemplos: “me dê um cigarro”.

“Minhas primas estão se comportando bem”.

“Me ajudem, por favor,”.

3. De acordo com os PCNS (2001), qual o principal objetivo para o estudo da língua materna?

As PCNs, têm como objetivo principal auxiliar os profissionais da educação, em particular os professores, na tarefa de reflexão e discussão dos aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a ser transformada continuamente.

Neste sentido, constituem-se em um instrumento que possibilita: - a revisão dos objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento de atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar; - a reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a coerência com os objetivos propostos; - a preparação de um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula; - a discussão coletiva das razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares; - a identificação, produção e demanda por materiais inovadores que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem; - o subsídio das discussões de temas educacionais entre os pares, com a comunidade escolar e pais de alunos.

As PCNs originaram-se da exigência constitucional que afirma a necessidade e a obrigação de o Estado elaborar parâmetros claros no campo curricular capazes de orientar as ações educativas do ensino obrigatório, de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e à busca de melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Essa exigência foi reforçada pela nova LDB que, ao consolidar a organização curricular de modo a conferir uma maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares, reafirma, porém, o princípio de uma base nacional comum.

4. Aponte e explique pelo menos três contribuições da sociolinguística para o ensino da língua materna.

As contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. Não tem a intenção de apontar soluções e fórmulas em relação as prática em sala de aula, nem julgar os docentes, mas propiciar uma reflexão a qual centralize o ensino de linguagem, visto que esse ensino deve articular em si pontos significativos, tais como posicionamento político, envolvimento social e contextos históricos que devem ser considerados pelos professores, para que as mudanças educacionais se estabeleçam. Esses elementos circulantes apresentam, em seu processo, a possibilidade de se ensinar a língua materna de forma mais dinâmica e produtiva.

Por meios de estudos empíricos sobre a heterogeneidade constitutiva das línguas, a sociolinguística tem evidenciado os vários fenômenos da variação linguística que ocorrem no português brasileiro, assim como as implicações dessas variações no processo de ensino e aprendizagem da linguagem, sobretudo, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Em relação à contribuição da Sociolinguística para o ensino de língua materna, Carlos Emílio Faraco afirma:

[...] cabe ao ensino ampliar a mobilidade sociolinguística do falante (garantir-lhe um trânsito amplo e autônomo pela heterogeneidade linguística em que vive) e não se concentrar apenas no estudo de um objeto autônomo e despregado das práticas socioverbais (o estrutural em si.).

Sociolinguística pode contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Língua Portuguesa, uma vez que essa corrente considera a realidade linguística dos usuários da língua, levando em conta, além dos fatores internos à língua, - referente à fonologia, morfologia, sintaxe, semântica - também os de ordem externa à língua, isto é, aqueles referentes ao sexo, à faixa etária, origem geográfica, situação econômica, escolaridade, história, cultura, dentre outros.

5. Explique as diferenças entre norma culta e norma padrão.

As pessoas empregam indiferentemente os termos "norma culta" e "norma padrão" como se fossem sinônimos. O fato é que existe uma distinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com