TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramática versus gramática

Resenha: Gramática versus gramática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Resenha  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

PERGUNTA 1

Leia o trecho da resenha “Um gramático contra a gramática”.

"Nos seis pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla - uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, a inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática linguística, a postura prescritiva, purista e alienada - tão comum nas "aulas de português".

Relacionando intertextualidade e estratégias de leitura, pode-se afirmar que as resenhas

apresentam intertextualidade explícita e podem ser usadas como estratégia de pré-leitura para aqueles que desejam ler a obra.

são inclassificáveis quanto à intertextualidade implícita ou explícita, pois cada resenha segue um critério de citação do seu texto original e não se relacionam com estratégias de leitura.

podem ser consideradas paródias e o leitor deve ser profundo conhecedor do texto original para entendê-las.

são uma forma de intertextualidade implícita e uma estratégia de pós-leitura, para que o leitor tenha um resumo da obra resenhada.

não são textos intertextuais e podem ser consideradas estratégias de pré-leitura, possibilitando a ampliação de ideias sobre a obra resenhada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com