TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DOS METAPLASMOS NA LÍNGUA POPULAR OU VULGAR JITAUNENSE

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

                                             PROPOSTA DE ATIVIDADE 02

                                      SÚMULA DO PROJETO DE PESQUISA

                                                 SOLICITAÇÃO INIVIDUAL

  1. TEMA

INFLUÊNCIA DOS METAPLASMOS NA LÍNGUA POPULAR OU VULGAR JITAUNENSE

  1. PERGUNTA DE PESQUISA 

DE QUE FORMA OS METAPLASMOS  CONTRIBUÍRAM PARA A FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA, PRINCIPALMENTE PARA O FALAR POPULAR?

  1. OBJETIVO GERAL

INVESTIGAR OS VÁRIOS TIPOS DE METAPLASMOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

  1. PERGUNTAS DE PESQUISA.
  1. Qual a importância do Latim para a formação da Língua Portuguesa?
  2. Que são Metaplasmos? E qual a sua classificação?
  3. Identifique diferenças na oralidade jitaunense que divergem na escrita

e) OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  • Conhecer a História da Língua Portuguesa desde o latim até os dias atuais.
  • Identificar os vários tipos de Metaplasmos que nortearam e norteiam a evolução da Língua Portuguesa, e consequentemente o falar popular ou rural.
  • Perceber as diferenças da língua na fala e na escrita.

2. Analisar procedimentos de aplicação de teorias de leitura, produção escrita e gramática a contextos de áreas específicas, (acadêmicos e profissionais):

f) BASE EPISTEMOLÓGICA 

Trabalho de Pesquisa de cunho Sociolinguístico, avaliando a recepção da língua portuguesa e suas variações de forma diacrônica, e posteriormente, as variações populares ou rurais  da cidade de Jitaúna no campo lexical da oralidade. Esta pesquisa terá como base, a identificação dos Metaplasmos na oralidade das pessoas entrevistadas.

g) METODOLOGIA

A Metodologia da pesquisa em questão será de cunho qualitativo com realização de entrevistas semiestruturadas. Nesse caso especifico, a entrevista será gravada para que se chegue à compreensão mais ampla e precisa do problema delineado.

Desta forma, busca-se dados relevantes através da vivencia, do conhecimento e da experiência dos entrevistados por meio do uso da língua, buscando compreender os fenômenos e a importância das interpretações obtidas.  Esta Pesquisa empírica com abordagem qualitativa terá como base uma coleta de dados sem instrumentos formais estruturados, envolvendo pessoas simples oriundas do meio rural. A Pesquisa bibliográfica será embasada e fundamentada nos estudos de BAGNO.Marcos, COUTINHO, Ismael de Lima Amaral, AMARAL, Amadeu, SILVA, Rosa Virgínia Mattos, etc.

RESUMO

A Língua Portuguesa vem passando ao longo do tempo, uma série de transformações, evoluções e uma grande dinamização por parte de seus falantes.

Desde o seu nascimento no latim, a língua sofreu uma grande mudança na  estrutura morfológica ou morfossintática  através  do contato com outras línguas, as chamadas línguas românicas que,  posteriormente  provocaram grande distanciamento entre o Latim Clássico do Latim vulgar. Todo esse dinamismo na língua se refletiu nas alterações, como perdas, supressões, acréscimos, permutas  ou transposições  fonéticas nas palavras. Estas alterações são chamadas de Metaplasmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com