TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

VIVIANE LIMA CABRAL DE OLIVEIRA - RA 1299150662

DESAFIO PROFISSIONAL

INTEGRAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

JUARA

2018


VIVIANE LIMA CABRAL DE OLIVEIRA – RA 1299150662

DESAFIO PROFISSIONAL

INTEGRAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Atividades Complementares, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo, e Multimeios Aplicados à Educação, como requisito para aprovação no curso de Letras Português/Inglês.

Tutoras EaD – Aline Gonçalves Nogueira e Silvana Roque

Tutor Presencial – Gelson Simões Magalhães

JUARA

2018

INTRODUÇÃO        

O presente trabalho trata-se de uma proposta pedagógica que tem por objetivo desenvolver e aprimorar a prática da leitura e da escrita utilizando os recursos tecnológicos como mediadores no ensino-aprendizagem, possibilitando a aquisição do conhecimento de forma dinâmica, criativa e prática, e assim despertar o prazer e o hábito pela leitura.

Despertar o hábito da leitura é um desafio para os educadores, segundo algumas pesquisas a população brasileira não possui o hábito de ler e apenas 28% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos dominam a leitura e escrita completamente. Sendo assim a proposta deste trabalho é despertar o interesse pela leitura, de forma que o hábito de ler perdure por toda a vida do educando e assim formar cidadãos conscientes do seu papel social.

Essa proposta será trabalhada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental contemplando as disciplinas de Português e Inglês, que serão trabalhadas por meio do uso da tecnologia, objetivando o desenvolvimento da leitura e da escrita de maneira eficiente e efetiva e assim ampliar o conhecimento.

JUSTIFICATIVA

Diante de um diagnóstico obtido por meio de um simulado, verificou-se a necessidade de elaborar essa proposta devido a maior parte dos alunos apresentarem dificuldade na leitura e na escrita.

A prática pedagógica torna-se imprescindível na formação do indivíduo, desse modo o educador deve elaborar estratégias a fim de contribuir significativamente na aquisição da prática da leitura e da escrita, sendo assim busca-se por meio desta proposta de trabalho desenvolver estratégias de leitura e escrita e assim auxiliar o aluno a aumentar seu conhecimento, aprimorar seu vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1 - A EDUCAÇÃO NO BRASIL

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

Nas últimas décadas o perfil da educação brasileira apresentou mudanças significativas, houve uma queda substancial na taxa de analfabetismo, um aumento expressivo no número de matrículas e crescimento sistemático das taxas de escolaridade média da população. (BRASIL 1997, p.23)

                

Apesar das mudanças, a educação ainda apresenta resultados insatisfatórios, pesquisas confirmam a necessidade de melhoria na qualidade do ensino, segundo uma matéria da Revista Educação, os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016, apontam que a taxa de analfabetismo no Brasil ainda é de 7,2% da população, esse percentual equivale a 11,8 milhões de analfabetos, essa taxa de analfabetismo é maior entre os mais idosos

Os avanços na educação são reconhecidos por especialistas, no entanto outra situação tem sido motivo de preocupação, é o caso do analfabetismo funcional, Brito (2010, p. 11), ressalta que analfabeto funcional trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas não compreendem o que estão lendo.

Martins apud Santos e Silva (2003, p. 23), afirma que:

Apesar de séculos de civilização [...], muitos educadores não conseguiram superar a prática formalista e mecânica, enquanto para a maioria dos educandos aprender a ler se resume à decoreba de signos lingüísticos, por mais que se doure a pílula com métodos sofisticados e supostamente desalienados. Prevalece a pedagogia do sacrifício, do aprender por aprender, sem se colocar o porquê, como e para quê, impossibilitando compreender verdadeiramente a função da leitura, o seu papel na vida do indivíduo e da sociedade.

Desenvolver métodos priorizando o letramento torna-se essencial no combate ao analfabetismo funcional, é importante que pais e professores trabalhem em conjunto, buscando envolver as crianças no mundo da leitura para que desenvolvam a capacidade de compreensão, e assim formar cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade.

 2 – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Segundo Soares (2004), alfabetização e letramento, apesar de tratar-se de conceitos diferentes são interdependentes e indissociáveis, sendo assim são conceitos inseparáveis e dependentes um do outro.

Conforme Mamede e Zimmermann apud Nascimento e Garcia (2005), a alfabetização é o domínio do conhecimento e das habilidades de leitura e escrita num âmbito pessoal, enquanto o letramento seria o uso efetivo dessas práticas num âmbito social. Dessa forma, alfabetização e letramento possuem aspectos diferentes, no entanto estabelecem relações e semelhanças.

O conceito letramento é bem atual, surgiu da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico (SOARES 2004, p. 96). Nesse sentido, o termo letramento é utilizado para explicar o resultado ou a conseqüência do processo de alfabetização.

Para Mortatti apud Grando (2004, p.98):

Letramento está diretamente relacionado com a língua escrita e seu lugar, funções e seus usos nas sociedades letradas, ou, mais especificamente, grafocêntricas, isto é, sociedades organizadas em torno de um sistema de escrita e em que esta, sobretudo por meio de texto escrito e impresso, assume importância central na vida das pessoas e em relações com os outros e com o mundo em que vivem.

Ainda há muita confusão na compreensão dos termos alfabetização e letramento, os profissionais de educação devem atualizar seus conhecimentos buscando compreender a importância do letramento a fim de formar cidadãos atuantes e interacionistas e assim deixar de exercitar o aprendizado automático e repetitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com