TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar e justificar os fatores de textualidade no texto “Brasil: descrição física e política” Millô Fernandes.

Por:   •  10/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO– UEMA

PROGRAMA ENSINAR

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

CURSO: MATEMÁTICA LICENCIATURA/PROGRAMA ENSINAR

1 - ATIVIDADE ORIENTADA

ALUNO: ALEX CORREIA DA SILVA

Identificar e justificar os fatores de textualidade no texto “Brasil: descrição física e política” Millô Fernandes.

Brasil - descrição física e política

Millôr Fernandes

O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climáticas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira, sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. As montanhas são consideravelmente mais altas que as planícies, estando sempre acima do nível do mar. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializou-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem exceção, estrangeiras. Na indústria fabricam-se produtos industriais, sobretudo iguais e semelhantes, sem deixar-se de lado os diferentes. No campo da exploração dos minérios, o país tem uma posição só inferior aos que lhe estão acima, sendo, porém, muito maior produtor do que todos os países que não atingiram o seu nível. Pode-se dizer que, excetuando seus concorrentes, é o único produtor de minérios no mundo inteiro. Tão privilegiada é hoje a situação do país, que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo que já foi aprovado como industrializável, e para o comércio tudo o que é vendável. Na arte também não há ciência, reservando-se esta atividade exclusivamente para os artistas. Quanto aos escritores, são recrutados geralmente entre os intelectuais. É, enfim, o país do futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa.

Disponível em: < http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/06/o-brasil.html>

Acesso em 7 jul. 2020.

Só pelo título posso dizer que o texto é completamente descritivo. Temos dois tipos de descrição, são elas:

Descrição objetiva: ocorre quando o objeto descrito se apresenta de forma simples e direta.

Descrição subjetiva: ocorre quando há emoção/sentimento por parte de quem está descrevendo.

Sabe-se que a textualidade de um discurso se divide em dois blocos, sendo eles: os fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) e os fatores semântico e formal (coesão e coerência)

No texto observei que aparecem os fatores de textualidade dos dois blocos, mas os fatores de textualidade que mais aparecem são os do bloco dos pragmáticos, mais especificamente (intencionalidade e informatividade).

Percebi que o texto de Millôr Fernandes não é informativo, pois ao descrever o Brasil o faz com muitas obviedades. Logo no começo, é informado que “o Brasil é maior que os menores e menor que os maiores”; dizer que algo é maior que algo menor é uma condição óbvia principalmente que não há nada que se pressupor daí, visto que essa informação é de conhecimento de todos. Em seguida o autor classifica as zonas climáticas em primeira, segunda e terceira e explica que a segunda está distribuída entre a primeira e a terceira; mas uma vez a informação é irrelevante, por se tratar também de um conhecimento óbvio e partilhado por todos os enunciadores da língua. Ao ler o texto todo, observa-se que ele foi construído completamente em cima dessa inexistente ou pouca informatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com