TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos capítulos 1 e 2 do texto "Brasil Food Trends"

Por:   •  29/2/2016  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo dos capítulos 1 e 2 do texto "Brasil Food Trends"

RESUMO CAPÍTULO 1:

As significativas e positivas mudanças na produção de alimentos nos proporcionam um impressionante crescimento populacional que observamos nos dias de hoje, com uma possível tendência à estabilização em um futuro após 2050, segundo a ONU. Porém, o demasiado crescimento da demanda tem como efeito hoje o risco de não suporte a esse consumo, pois o planeta e seus recursos não são tão rápidos como o consumo que nos acompanha. No passado, a solução para o excesso de demanda era simples: enquanto houvesse disponibilidade de terra, ainda abundante, bastaria ampliar a produção em áreas antes inutilizadas, gerando novo equilíbrio de mercado. O modelo funcionou perfeitamente, continuando a impulsionar, inclusive, o crescimento da população. Entretanto, a ameaça de escassez desse ativo motivou diversos países, notadamente os Estados Unidos, a investirem em maneiras de produzir mais em uma mesma área, sobretudo por meio da tecnologia. A adoção de novas ferramentas foi a base para a grande mudança no padrão de produção agrícola, a chamada Revolução Verde. A partir da Segunda Guerra Mundial, as inovações cumpriram com seus objetivos: proporcionaram um expressivo aumento da oferta de alimentos e criaram a cultura da busca continuada por novos indutores da produção, com o principal pensamento da preservação da terra e de seus recursos. Com a criação do novo modelo houve a necessidade do investimento na profissionalização das atividades agropecuárias. Entretanto, não foi criado um modelo produtivo baseado em insumos finitos para a produção, além da terra, criou uma situação potencialmente problemática para o futuro: o que fazer quando estiverem extintas as reservas de matérias-primas, principalmente as fontes fósseis de energia e fertilizantes? É possível afirmar que, se novas tecnologias não forem desenvolvidas rapidamente, corre-se o risco de as produção serem insuficientes para o suprimento de toda a demanda global.

Com as mudanças climáticas e a queda da crença de que os recursos naturais (água e a terra) são inesgotáveis foram firmados novos acordos para a preservação da terra e de seus recursos, acordos esses de âmbito federal, estadual e municipal (Brasil).

Como a agricultura é uma atividade sazonal ela depende da contratação de mão de obra temporária. Isso não quer dizer que, por essa sazonalidade são feitos menos investimentos na agricultura. No Brasil, a tendência à intensificação da mecanização da agropecuária é reforçada pela política do governo federal para o setor, refletida em ações como o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados.

A necessidade de custear a produção torna o capital uma ferramenta fundamental no desenvolvimento do agronegócio. Podemos observar no Brasil um forte crescimento do montante de recursos governamentais destinado ao setor, e é importante observar que, no caso brasileiro, o financiamento da agropecuária não distorce o comércio internacional dos produtos agrícolas, pois o mesmo possui características distintas

daquelas conferidas por seus principais concorrentes. Também são usados parte desses recursos para a recuperação de pastagens degradadas, o plantio direto e a integração lavoura-pecuária, entre outras. Essas estratégias já podem ter seus resultados vistos.

O diesel é o principal combustível utilizado nas operações com máquinas agrícolas e no transporte da produção. Sendo derivado do petróleo, portanto fonte fóssil e finita, o diesel está sujeito às suas especificidades de mercado e de formação de preços.

pais países produtores. De maneira semelhante a alguns outros insumos, os defensivos têm um peso relativo importante no cálculo do custeio das lavouras. Notadamente sensível à questão ambiental, a indústria vem adotando ações responsáveis tanto no Brasil como no resto do mundo. Quanto aos níveis de resíduos, o setor encontra uma forte tendência a legislações internacionais mais restritivas, com impactos, em alguns casos significativos, sobre a oferta de alimentos.

Com o intuito de combater a inflação, nossa moeda é muito desvalorizada frente ao dólar, interferindo de maneira significativa na competitividade das exportações e na escolha de investimentos de curto prazo.

Resumo Capítulo 2:

Com o crescimento da população mundial, a queda da taxa de mortalidade, o aumento do nível de escolaridade, o aumento da renda per capita e do envelhecimento da sociedade, dentre outros movimentos, têm um peso importante na determinação das mudanças no padrão de consumo.

O número de pessoas no planeta vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, contudo regiões mais pobres foram as que mais cresceram em população, seguindo a tendência histórica. Porém, as altas taxas de natalidade observadas no passado recente desses países não foram acompanhadas de elevadas taxas de mortalidade. Embora os países africanos foram os que mais sofreram aumento de população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com