TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Liderança Democrática

Por:   •  26/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade N2 da disciplina “Gestão de pessoas e liderança” do curso MBA em Gestão Escolar das Faculdades Metropolitanas Unidas F.M.U.

Aluno: Claudio Amorim Ribeiro

“Qual a importância da cultura organizacional em uma empresa e qual a importância da liderança na criação de uma cultura no ambiente de trabalho mais favorável e engajada?”

A cultura organizacional de uma empresa pode ser um de seus maiores ativos, pois através dela a empresa possui um guia motivador, um “espírito” que lhe atribui valores, propósitos, objetivos, metas, um por que existir. Como diz o site do Sebrae conceituando a cultura organizacional... “Ela é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa”. Diz ainda que “É a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e a agir dentro dele”.

Tornar os valores, objetivos e propósitos da organização bem claros e definidos a todos os colaboradores é vital para o sucesso nos negócios. Quando a equipe abraça a causa, o lucro e o êxito na prestação dos serviços a que se propõe serão certos. Daí o costume de as empresas colocar sua cultura organizacional, valores e objetivos, em pequenos quadros espalhados em locais visíveis, com a intenção que diariamente todos possam ler, reler e gravar tais conceitos, como um mantra para si.

Podemos nesse momento salientar a importância dos líderes dentro das empresas. Eles são essenciais na manutenção das metas e objetivos propostos, pois irão puxar a máquina para a produção e a busca pelos resultados. Liderar de forma democrática, estimulando as pessoas a serem participantes dos processos decisórios, fazendo com que sua equipe se sinta parte importante do processo, torna a liderança mais efetiva e motivadora.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching IBC, “Líder é ter uma atitude empreendedora, que representa ter movimentos que inspiram, guiam, motivam, instruem, corrigem, orientam, influenciam e oferecem aos liderados o melhor caminho para a conquista dos resultados e para o seu crescimento pessoal e humano”. Aquela ideia de chefe que manda e os demais obedecem já é passado, ou deveria ser. Empresas de sucesso enxergam seus líderes como pessoas que também trabalham na busca dos objetivos, põe a mão na massa, são parceiros e companheiros de seus funcionários no dia a dia, mesmo estando em uma posição de supervisionar ou gerenciar o negócio.

Ao falar de motivação, vale lembrar o livro O monge e o executivo de James C. Hunter, que diz... “Como líderes, podemos fornecer todas as condições, mas são as pessoas que devem fazer as próprias escolhas para mudar. Lembrem-se do princípio do Jardim. Não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas, mudar e crescer”.

        Os princípios de liderança da Starbucks são realmente motivadores, e inspiram seu pessoal a trabalhar de forma a atender aos clientes de forma alegre, criando um ambiente favorável ao bem-estar de todos. Além de diversificar nos produtos, oferecendo itens de excelente qualidade, o referencial humano é responsável por grande parte da lucratividade e sucesso dessa que, se não for a maior, é uma das maiores redes de cafeteria presente nos principais centros urbanos pelo mundo a fora. Amor, humildade, humanidade e valorização das conexões humanas: tudo o que é preciso para atender com excelência, presteza, dedicação e cativar o cliente. Se estes valores forem parte da cultura das empresas brasileiras, nosso povo terá motivos para trabalhar motivado, e todos irão sair ganhando, naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com