TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infográfico A Constituição Federal

Por:   •  2/5/2022  •  Abstract  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os brasileiros, sem distinção, igualdade no acesso a educação e outros direitos básicos. No entanto, para uma parcela significativa da população essa premissa é falha no contexto social, inviabilizando a possibilidade de avanço acadêmico e profissional. Isso ocorre, devido à desigualdade social e a necessidade de aprimoramento continuo exigida pelo mercado.

Nessa perspectiva, é imprescindível reconhecer que a ausência de equidade no acesso a direitos básicos prejudica diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Desse modo, a população mundial cresce em ritmo contínuo e, com frequência, os países não possuem estruturas planejadas para abrigar as necessidades de todos. Em conformidade com essa ideia, o filósofo grego Aristóteles afirma que a politica deve ser usada como uma ferramenta para promover o bem comum. No entanto, a distribuição desigual de renda e a competitividade crescente do mercado configuram um obstáculo mesmo para aqueles que têm acesso à educação básica, dificultando a ascensão social. Sendo assim, a persistência e continuidade nos estudos se prova essencial para a manutenção desse problema.

Por conseguinte, o investimento em educação e aperfeiçoamento de técnicas e aprendizado demonstra ser o caminho para possibilitar mudança na vida dos indivíduos e na sociedade em geral. Entretanto, para que isso se prove verdade o individuo deve estar sempre atento às oportunidades que aparecem e preparado para enfrentar as dificuldades. Dessa forma, ressalta-se que o Governo Federal, em associação com o Ministério da Educação, promove vários cursos e possibilidades de acesso e conquista de diferentes graus de aprendizado, desde a alfabetização ao nível superior de ensino, de forma gratuita e totalmente disponível ao público. Logo, investir em uma educação continuada e desenvolver uma relação saudável com os estudos é o melhor caminho para sair de situações de vulnerabilidade, além de contar com o apoio das políticas públicas fornecidas pelo Estado.

Infere-se, portanto, que a educação é de vital importância para o desenvolvimento sustentável de uma população. Com efeito, é preciso que seja feita manutenção das politicas públicas relacionadas a inclusão de minorias nas salas de aula e no mercado de trabalho, principalmente em relação a divulgação e a garantia de que as oportunidades ofertadas contemplem a realidade social das pessoas a quem elas são direcionadas. Somente assim, se tornará verdade o que está previsto na Constituição Federal e todos serão iguais perante a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com