TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Pedagogia

Casos: Introdução à Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 2010. Capítulo I

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2012. p.67-70

O QUE É CIÊNCIA?

Conjunto de conhecimentos sobre os fatos ou aspectos da realidade

expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa

 A Legislação atual sob a forma de Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP n 1 de 15 de maio de 2006) aponta para a possível construção da identidade profissional do pedagogo, documento este alicerçado na atuação da docência segundo os autores Libâneo, Franco, Pimenta (2007) e não prevalecendo uma discussão de muitos anos que evidencia a Pedagogia como ciência da educação

 A base de um curso de Pedagogia não pode ser a docência. A base de um curso de pedagogia é o estudo do fenômeno educativo, em sua

complexidade, em sua amplitude. Então, podemos dizer: Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (LIBÂNEO, 2006).

 A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências. Entretanto, “é a Pedagogia que pode postular o educativo, propriamente dito, e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isto não quer dizer, todavia, que ela, por isso, passa ocupar lugar hierarquicamente superior às demais” LIBÂNEO, 1996, p. 118).

 O conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem (SAVIANI, 2001, p. 102).

REFLEXÃO:

Guimarães Rosa

O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com